A Clandestina nasce de um sonho. Um sonho de cidade viva, vivaz, vivida. Um sonho de gente reunida, de informação ao acesso de todos, de cultura do povo na boca do povo. Temos uma vontade ambiciosa de ajudar a fortalecer a cena de Porto Alegre e enxergamos nossa iniciativa como uma das muitas engrenagens que, juntas, podem sim gerar transformação.

Nascemos Clandestina porque temos um apreço pelo mistério, pelo que está ali, meio escondido, meio desconhecido.... mas que carrega uma luz própria, o valor das coisas que não são óbvias. Clandestina porque temos muito a descobrir da nossa cidade, porque sabemos quanta vida invisível há pelas ruas, quanta beleza há nas coisas pequenas.
Mas afinal, o que nos leva pra rua, o que é capaz de construir diversidade ou de nos surpreender? Quais são os recantos dessa rua onde cada um de nós pode se encontrar, se conhecer, se fundir? E em se conhecendo ou conhecendo aquilo que era mistério, o que gera a possibilidade de compartilhar essa descoberta com outras pessoas? O que nos toca? O que nos une?

Essas são algumas das perguntas que nos movem. Por elas e por muito mais, surge a Clandestina, uma revista digital de agenda e conteúdo de cultura em Porto Alegre. Um espaço em construção, que se propõe aberto e busca a participação de quem acredita na potência da cultura como transformadora da vida cotidiana.
EQUIPE

Idealizadora e editora

Jornalista e produtora cultural, tem especialização em Jornalismo Literário pela ABJL e Artes da Escrita pela Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou com comunicação em escolas, revistas, na Editora L&PM e na Secretaria de Comunicação do Estado do RS. Desde 2018, dedica-se inteiramente à revista Clandestina.

Idealizador e projetista

Geólogo, especialista em sustentabilidade pela FLACAM-Unesco e doutorado pela UFRGS na área de patrimônio geopaisagístico. Desenvolve projetos na área de cultura da Terra com ênfase em educação e gestão sustentável de projetos.

Designer gráfica

Formada em Design Gráfico pela Uniritter, trabalhou em agências de propaganda, escritórios de design gráfico e web. Sempre desenhou e suas ilustrações são um diferencial dentro da sua produção gráfica. Atualmente trabalha com tecnologias educacionais no Senac, mas sua linha de produção abraça diversas atividades, como ilustrações, artes visuais, graffiti e produção cultural.

Agenda e Conteúdo

Graduanda de jornalismo da UFRGS, com experiência em produção de conteúdo e cobertura de eventos. Já trabalhou com assessoria de imprensa, rádio e fotografia.

Curadora de Artes Cênicas

Bailarina, produtora, articuladora, criadora, professora, artista inquieta e cheia de sonhos e desejos.

Produção executiva

Graduada em Ciências Sociais, com pesquisa em movimentos sociais e mobilidade urbana. Na produção cultural, trabalhou em lugares como o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS, Bienal do Mercosul e Nonô Joris. Integrou o Coletivo Antiespecista Bonobo e coorganizou o Fórum Mundial da Bicicleta.

CURADORES
Marília Lima
Colaboradora

Jornalista formada pela PUCRS com experiência em comunicação digital e jornalismo cultural. Já trabalhou com curadoria musical, assessoria de imprensa, mídias digitais, fotografia e produção de conteúdo.

Pedro Gusmão
Colaborador de Cinema e TV

Formado em Jornalismo e Direção Cinematográfica pela Escuela de Cine Bande à Part de Barcelona, é diretor, roteirista e montador. É sócio-fundador da Cinematográfica Sustentável, produtora focada em desenvolvimento e produção na área documental.

Fernando Ramos
Curador de Literatura

Idealizador e coordenador da FestiPoa Literária, é também produtor e apresentador do programa de literatura e variedades “Ligações perigosas" na rádio web mínimafm.

Mari Martinez
Curadora de Música

Jornalista graduada pela PUCRS, trabalhou na gestão de políticas públicas para a cultura por 10 anos. Atualmente é CEO do Hub Criativo Marquise 51, onde desenvolve projetos, intercâmbios culturais e soluções criativas para o mercado da música.

Édy Dutra
Curador de Música

Jornalista em formação pelo Centro Universitário Metodista – IPA, ativista da cultura carnavalesca, realiza trabalhos em Porto Alegre, no interior do Estado e no Rio de Janeiro. Finalista do prêmio Édison Carneiro (UFRJ) em 2014, na categoria de produção carnavalesca.

Marcela Ilha Bordin
Colaboradora de Cinema

Marcela Ilha Bordin tem formação em Jornalismo pela PUCRS e mestrado em Letras pela UFRGS. Atua na área de cinema, principalmente como roteirista, mas também escreve para revistas e periódicos e trabalha na organização e curadoria de mostras.

Pedro Bevilacqua
Curador de Artes Visuais

Historiador da arte em formação, curador independente e contemplador de paisagens infraordinárias.

Laura Klein
Colaboradora de Artes Visuais

Graduanda em Design Visual, tem experiência com comunicação em mídias digitais, além de atuar como curadora e produtora de exposições e projetos artísticos.

Juliana Costa
Curadora de Cinema

Cinéfila e cineclubista. Vai aos sábados no Cineclube Academia das Musas, assistir e debater filmes dirigidos por mulheres. Escreve e edita o fanzine de crítica de cinema Zinematógrafo, é membro da associação de críticos de cinema do RGS, pesquisa e trabalha com cinema e educação.

Ana Laura Freitas
Curadora de Música

Jornalista formada pela UFRGS, onde também concluiu seu mestrado em Comunicação e Informação. Trabalha na Rádio da Universidade, produzindo e apresentando programas sobre música. Paralelamente, mantém o projeto Desconcerto, que leva música clássica para o bar.

Laís Auler
Colaboradora

Formada em Jornalismo pela PUCRS, estudante de Escrita Criativa e atriz. Interessada nas diferentes formas de se contar histórias, com um carinho especial pelo teatro, cinema e poesia. 

Bruno Melo
Curador de Música

Produtor cultural e empreendedor, criou o Traga Seu Show, primeiro site de financiamento coletivo do RS para música. Atuou nas produções de eventos como Porto Alegre Jazz Festival, Festival de Música de Nova Prata, El Mapa de Todos, etc. Em 2019 lançou o Circuito Orelhas.

Gil Tuchtenhagen
Fotógrafo

Formado em publicidade pela Fabico, estudou cinema na UBA (Argentina). Sempre com viés criativo, foi assistente de direção e coordenador de núcleos criativos focados em soluções para pesquisa, roteiro e desenvolvimento de projetos. Hoje atua como diretor de cena, fotógrafo de shows e de moda.

Theo Tajes
Fotógrafo e diretor

Diretor, fotógrafo e roteirista. Desde que ganhou uma câmera, nunca mais parou de fotografar.

Vitória Proença
Fotógrafa

Fotógrafa e designer, sempre foi obcecada em tentar transformar todo estímulo em imagem. É coordenadora do núcleo de fotografia do Morrostock e participa do projeto Pedra Redonda Estúdio. É idealizadora do Fosso Coletivo, coletivo independente de fotografia.

Camila Sequeira
Colaboradora de Música

Jornalista, pós-graduada em Comunicação Integrada de Marketing. Está à frente da Patuá Conteúdo Criativo, responsável pela divulgação e produção de projetos como o Tributo Elis Regina, Transe! Especial Caetano Veloso, entre outros.

Marina Vaz Torres Azevedo
Curadora - Festas e Eventos de Rua

Jornalista com vocação para relações públicas, conhece cada cantinho da cidade e metade das pessoas que nela habitam. Adoradora de música, poesia e purpurina, está sempre presente em eventos que movimentam e ocupam as ruas: de blocos de carnaval a festivais de fanfarra. 

Fabrício Goulart
Curador de Gastronomia

Chef de cozinha e CEO da Feitosa Gourmet, startup que desenvolve alimentos sustentáveis a base de banana. Estagiou no DOM, de Alex Atala, e Reffetorio, de Massimo Bottura. Hoje faz consultorias para restaurantes e startups e toca projetos na área da sustentabilidade e alimentação.