AGULHA

Localizado no bairro São Geraldo, no quarto distrito de Porto Alegre, o Agulha tem se dedicado a oportunizar a divulgação do trabalho de artistas locais. Um espaço multidisciplinar que recebe e sedia residências artísticas, concertos ao vivo e feiras, além de oferecer um bar com cardápio autoral.

CINEMATOGRÁFICA SUSTENTÁVEL

A Cinematográfica Sustentável é uma produtora audiovisual sediada em Porto Alegre e focada na área documental. Criada em 2013 pelo diretor e roteirista Pedro Gusmão e pela produtora e montadora Laura Gutiérrez, a Sustentável produz documentários para cinema, televisão, web, política e brand content.

FIL - CERVEJA ARTESANAL

Não é exagero dizer que a Cervejaria Fil já nasceu enraizada a conceitos sustentáveis, sendo o mais forte deles o da autossuficiência. Localizada em uma fazenda da família na cidade de Gravataí/RS, a cervejaria se embasa na sustentabilidade de seus processos e alcança hoje um projeto limpo do início ao fim, onde a água vem de uma fonte situada dentro da fazenda, a energia é aproveitada do sol, os resíduos têm como destino horta e alimentação de animais e toda água é reutilizada. A Fil inclusive planta seus próprios lúpulos!

ZAPATA - CERVEJARIA RURAL

Em funcionamento desde 2015 na zona rural de Viamão/RS e construída em uma antiga casa de produção de cogumelos comestíveis, a fábrica da Zapata foi projetada a partir de um conceito inédito no Brasil, as denominadas Farmhouse Brewery. Essa linha de cervejarias busca a inspiração de suas receitas na natureza, resgatando e valorizando o terroir local, tanto no âmbito de insumos, quanto nas técnicas aplicadas durante o processo de brassagem, fermentação e maturação de cada ceva.

CASA ÁGORA

Inspirada pela paixão de Hélio Luiz Marchioro, a Casa Ágora é um projeto inovador e audacioso na produção e elaboração de vinhos orgânicos e biodinâmicos. Com uma área de 5Ha cultivada com vinhedos, pêssegos e frutas cítricas, e outros 5Ha de mata nativa preservada, a propriedade localizada em Pinto Bandeira/RS é exemplo de cooperativismo em microescala, envolvendo pessoas e comunidades da região.

MARQUISE 51 HUB CRIATIVO

A Marquise 51 é uma plataforma colaborativa que tem o propósito de fortalecer e criar soluções para o mercado cultural-musical-criativo do Sul do Brasil. Com 10 anos de experiência, é formada por produtores, empresários, artistas e realizadores, que desenvolvem projetos culturais e gerenciam e promovem artistas.

BENEDICTAS FOTOCOLETIVO

Com o nome inspirado na expoente da fotografia brasileira Nair Benedicto, o Benedictas Fotocoletivo Feminista foi criado coletivamente a fim de fortalecer a rede de mulheres na fotografia e audiovisual, espaço ainda majoritariamente masculino. O coletivo busca transmitir narrativas daquelas e daqueles que ainda são minorias nos espaços de poder.

UNIMÚSICA - DDC UFRGS

Mais antigo projeto musical de Porto Alegre, o Unimúsica, realizado pelo Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS, apresenta o Festival Forrobodó – Unimúsica 2020: quando elas tocamde 14 a 18 de setembro. A programação é inteiramente dedicada às mulheres que tocam: instrumentistas, musicistas, virtuoses, artistas da canção que performam acompanhadas de seus instrumentos. O projeto do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS neste ano.

A partir de uma centena de nomes assinalados, o festival FORROBODÓ traz, 25 artistasCinco solistas por noite, cinco diferentes combinações em que se alternam instrumentos como piano, fagote, clarinete, flauta, saxofone, harpa, violão, violino, viola, rabeca, sanfona, contrabaixo, synths, guitarra, percussão e bandoneón.

A equipe curatorial, composta por Ana Fridman, Ana Laura Freitas, Lígia Petrucci, Marta Schmitt e Nanni Rios, buscou a diversidade não só de instrumentações, mas das próprias produções, provocando um encontro de geografias, gerações e tradições musicais, sem perder de vista o compromisso com a representatividade negra e LGBTQI+. A coordenação da série está a cargo de Lígia Petrucci, responsável pela programação cultural do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS.

CIAO PIZZERIA NAPOLETANA

A Ciao faz pizza. Pizza boa pra caramba. Pizza boa pra caramba a um preço justo.

"Nosso negócio nasceu da vontade de oferecer pra pessoas um produto que a gente ama, feito como tem que ser feito, sem que ninguém precise pagar os olhos da cara pra isso. Reunimos os ingredientes certos. Que respeitam à risca a tradição da melhor pizza do mundo, a Napoletana. A isso acrescentamos uma lógica pra oferecer tudo de um jeito descomplicado e acessível pra muitos. Do jeito de Napoles. Sem luxo, com muita vontade e informalidade. Para comer em pé, sentado, com a galera e, se tudo der certo, se sentir bem como na cozinha de casa. Sem frescura. Isso é a Ciao. Bem-vindos, fiquem à vontade."

QUADRO AMARELO

Quadro Amarelo é uma plataforma de cursos de Escrita Criativa, oficinas, conferências virtuais, entrevistas, dicas de ferramentas, técnicas e de metodologias para formação de leitores e escritores. São aulas de diversos formatos – curtas, médias, longas – com alguns dos maiores nomes nacionais e internacionais. A curadoria é feita pelos escritores Luiz Antonio de Assis Brasil, o mais renomado professor de Escrita Criativa do país, com mais de 35 anos de experiência formando escritores, e Jéferson Assumção. Disponibilizamos conteúdos exclusivos com diferentes metodologias e aportações de escritores-professores, todos com ampla formação e atuação em suas áreas.