CINEMATOGRÁFICA SUSTENTÁVEL

A Cinematográfica Sustentável é uma produtora audiovisual sediada em Porto Alegre e focada na área documental. Criada em 2013 pelo diretor e roteirista Pedro Gusmão e pela produtora e montadora Laura Gutiérrez, a Sustentável produz documentários para cinema, televisão, web, política e brand content.

AGULHA

Localizado no bairro São Geraldo, no quarto distrito de Porto Alegre, o Agulha tem se dedicado a oportunizar a divulgação do trabalho de artistas locais. Um espaço multidisciplinar que recebe e sedia residências artísticas, concertos ao vivo e feiras, além de oferecer um bar com cardápio autoral.

FIL - CERVEJA ARTESANAL

Não é exagero dizer que a Cervejaria Fil já nasceu enraizada a conceitos sustentáveis, sendo o mais forte deles o da autossuficiência. Localizada em uma fazenda da família na cidade de Gravataí/RS, a cervejaria se embasa na sustentabilidade de seus processos e alcança hoje um projeto limpo do início ao fim, onde a água vem de uma fonte situada dentro da fazenda, a energia é aproveitada do sol, os resíduos têm como destino horta e alimentação de animais e toda água é reutilizada. A Fil inclusive planta seus próprios lúpulos!

ZAPATA - CERVEJARIA RURAL

Em funcionamento desde 2015 na zona rural de Viamão/RS e construída em uma antiga casa de produção de cogumelos comestíveis, a fábrica da Zapata foi projetada a partir de um conceito inédito no Brasil, as denominadas Farmhouse Brewery. Essa linha de cervejarias busca a inspiração de suas receitas na natureza, resgatando e valorizando o terroir local, tanto no âmbito de insumos, quanto nas técnicas aplicadas durante o processo de brassagem, fermentação e maturação de cada ceva.

CASA ÁGORA

Inspirada pela paixão de Hélio Luiz Marchioro, a Casa Ágora é um projeto inovador e audacioso na produção e elaboração de vinhos orgânicos e biodinâmicos. Com uma área de 5Ha cultivada com vinhedos, pêssegos e frutas cítricas, e outros 5Ha de mata nativa preservada, a propriedade localizada em Pinto Bandeira/RS é exemplo de cooperativismo em microescala, envolvendo pessoas e comunidades da região.

MARQUISE 51 HUB CRIATIVO

A Marquise 51 é uma plataforma colaborativa que tem o propósito de fortalecer e criar soluções para o mercado cultural-musical-criativo do Sul do Brasil. Com 10 anos de experiência, é formada por produtores, empresários, artistas e realizadores, que desenvolvem projetos culturais e gerenciam e promovem artistas.

ALDEIA

A Aldeia é um espaço multicultural que acredita na cultura para além da arte, com uma organização horizontal e modo de produção colaborativo. Sob a mesma oca, convivem projetos de arte, comunicação, entretenimento e serviços, além de propostas de ocupação efêmera do espaço.

BENEDICTAS FOTOCOLETIVO

Com o nome inspirado na expoente da fotografia brasileira Nair Benedicto, o Benedictas Fotocoletivo Feminista foi criado coletivamente a fim de fortalecer a rede de mulheres na fotografia e audiovisual, espaço ainda majoritariamente masculino. O coletivo busca transmitir narrativas daquelas e daqueles que ainda são minorias nos espaços de poder.