Agulha

Agulha é um espaço localizado no quarto distrito da cidade de Porto Alegre, no bairro São Geraldo, conhecido por ser a zona industrial da cidade, que movimentou grande parte da economia da capital até o final dos anos 90. Após mais de uma década de degradações, o bairro passa por um novo momento - inspirado por diversos movimentos que estão acontecendo ao redor do mundo. Atualmente o quarto distrito é visto como um polo criativo na cidade, onde a cada dia novas ocupações mudam a alma do local: ateliês de artistas, coworkings, cervejarias artesanais, bares e diversos coletivos povoam as ruas dos bairros Floresta, Humaitá e São Geraldo, criando assim uma rede de colaboração que se fortifica dia após dias.

Concebido em uma antiga fábrica por onde o passado entrega tudo o que já aconteceu por ali, o Agulha nasceu da ideia de trazer para a cidade de Porto Alegre um espaço multidisciplinar onde residências artísticas, concertos ao vivo, feiras e um grande bar possam receber inúmeros projetos ou apenas servir de ponto de encontro. Ao todo, o espaço pode receber em torno de 320 pessoas na sala de concertos, concebida sob um minucioso estudo de acústica e uma estrutura técnica até então não existente na cidade em espaço deste porte.

A inauguração não-oficial do espaço aconteceu dia 24 de junho de 2017 apenas para receber o evento Dia Da Música, que aconteceu simultaneamente em diversas cidades do Brasil. Nesta data recebemos mais de 10 artistas, incluindo o sueco Adam Evald e o carioca Negro Léo. Já a abertura oficial aconteceu no dia 11 de Agosto de 2017 e em menos de seis meses mais de 20 mil pessoas já passaram pela casa, podendo acompanhar shows com a casa lotada de artistas como Letrux, Mulamba, Tiê, Rubel, Juçara Marçal, Carne Doce, Boogarins, Dingo Bells, Funkalister, Cartolas, Negra Jaque, Três Marias, Ian Ramil, coral da UFRGS e até mesmo feiras com produções de artistas locais. Fora a música, em 2018 a agenda do espaço buscará dialogar com o teatro, dança, gastronomia e diversas outras expressões.

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS