'Feira Além da Feira 2020: Como abalar o sistema literário' terá abertura com Maria Valéria Rezende

Em sua 4ª edição, evento será virtual e acontecerá nos últimos dois fins de semana de novembro; programação discute caminhos alternativos no sistema literário

Evento gratuito

Literatura

20 de novembro de 2020 a 29 de novembro de 2020

Na esteira da Feira do Livro de Porto Alegre, a Feira além da Feira retorna este ano, nos dois últimos fins de semana de novembro, com sua primeira edição inteiramente virtual, transmitida com exclusividade nas redes sociais do evento (facebook.com/feiraalemdafeira). Com uma programação descentralizada, com autores e autoras de várias regiões do Brasil, a Feira Além da Feira aumenta sua amplitude para além do RS em uma época marcada pelo isolamento social,  e discute caminhos alternativos no sistema literário.

A mesa de abertura, na sexta-feira (20), às 21h, contará com a escritora paulista, radicada na Paraíba, Maria Valéria Rezende. Autora de Quarenta Dias (romance que tem Porto Alegre como cenário), Rezende é vencedora de vários prêmios de prestígio como o Jabuti e o São Paulo de Literatura. Seu mais recente romance, Carta à Rainha Louca, colocou a autora novamente entre as indicadas ao Jabuti este ano, na categoria romance literário. Os também escritores e organizadores do evento Gabriela Silva, Irka Barrios, Luís Roberto Amabile, Rodrigo Tavares e Tiago Germano completam a mesa de abertura.

Nos dois fins de semana da Feira Além da Feira, haverá duas mesas diárias aos sábados e domingos (sempre às 17h e às 19h). As atividades trazem temas como a publicação de obras, os concursos literários, os suportes como as revistas e os livros, além de gêneros como o romance, a poesia e o conto. Fazem parte da programação mais de 30 profissionais envolvidos com o universo da literatura, entre escritores, livreiros, editores, professores e outros membros da cadeia de produção em torno do livro.

O encerramento será no dia 29 de novembro (domingo), às 19h, com um bate-papo sobre oficinas literárias com os escritores e professores Carolina Abed Zuppo, Fred Linardi, Jéferson Assunção e Pedro Gonzaga, com mediação de Gabriela Richinitti.

Segundo Gabriela Silva, idealizadora e uma das organizadoras do evento, a diversidade é uma das marcas tradicionais da Feira Além da Feira, que foi reforçada este ano. “Há uma tendência de fomento dos eventos literários, mas não uma tendência de que eles sejam um bem comum, ou de serem para todos”, diz a escritora. “A literatura não é para um grupo de indivíduos, ou para outro que se acha dono do poder de entender e conversar sobre literatura. Ela é para todos. A Feira do Livro é de todos, mas também de todas as outras artes e assuntos. A Feira Além da Feira se preocupa apenas com a literatura. Há muitos eventos literários, todos, ao olharmos de perto possuem qualidades e são atrativos a determinados grupos. O que falta? Que as coisas conversem entre si, que saiam do academicismo e que promovam a literatura de qualidade, sem o ranço da disputa de saber, sem os ‘carteiraços’ acadêmicos. Quando a literatura for respeitada como arte, ela também funcionará como o norte para a qualidade dos eventos, como em muitos casos acontece em Porto Alegre”.

SERVIÇO

Feira além da Feira 2020: Como abalar o sistema literário

Transmissão: https://www.facebook.com/feiraalemdafeira

Datas: 20 (sexta), 21 (sábado) e 22/11 (domingo), 28 (sábado) e 29/11 (domingo).

Horários:

20/11, 21 horas (mesa de abertura).

21/11: 1ª mesa: 17-18h; 2ª mesa: 19-20h.

22/11: 1ª mesa: 17-18h; 2ª mesa: 19-20h.

28/11: 1ª mesa: 17-18h; 2ª mesa: 19-20h.

29/11: 1ª mesa: 17-18h; 2ª mesa: 19-20h.

 

20/11

21 horas (Mesa de abertura).

Como levar una vida contrária ao que propaga o modelito oficial – Conversa com Maria Valéria Rezende: Gabriela Silva, Irka Barrios, Luís Roberto Amabile, Rodrigo Tavares e Tiago Germano entrevistam o escritor.

21/11

17h.

Como publicar livros em tempos sombrios: Maira Nassif, João Xavier, Roberto Schmitt-Prym, e Laís Chaffe (mediação)

19h.

Como seguir a trilha dos concursos literários: Emir Rossoni, Eugênia Zerbini, Guilherme Azambuja Castro, Irka Barrios e Tiago Germano (mediação).

22/11

17h.

Como combinar sonoridades e significados: Diego Petrarca, Gabriela Silva, Patrícia Silveira, Marcelo Silva e Alexandre Pandolfo (mediação),

19h.

Como falar de livros: Gustavo Melo Czekster, Luiz Gonzaga, Priscila Pasko, Socorro Assis e Antonio Munró Filho (mediação).

28/11

17h.

Como fundar (e não afundar) uma revista literária: Alexandre Staut, Davi Koteck, Morgana Rech, Lucio Carvalho e André Roca (mediação).

19h

Como arquitetar um conto: Artur Telló, Luís Roberto Amabile, Marcos Vinicius Almeida, Suzana Ventura e Leila Teixeira (mediação).

29/11

17h.

Como não ser devorado pelo seu próprio romance: Bernardo Bueno, Débora Ferraz, Jeferson Tenório, Mauro Paz e Irka Barrios (mediação),

19h (Mesa de encerramento)

Como animar uma oficina literária: Carolina Abed Zuppo, Fred Linardi, Jéferson Assumção, Pedro Gonzaga e Gabriela Richinitti (mediação).

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Evento gratuito. 

Compartilhe