FESTIVAL ARTE SALVA: uma experiência de pintura e música ao vivo

Música

Artes Visuais

17 de outubro de 2020 a 31 de outubro de 2020

De sábado, 17 outubro, até 15 de dezembro Porto Alegre receberá o Festival Arte Salva, reunindo 12 artistas plásticos e 05 atrações musicais. A ideia será transformar uma tela em branco em obra de arte expressa através da pintura. Inspirada no projeto canadense Art Battle, o Festival Arte Salva será realizado na Fábrica São Geraldo – Galeria de Arte, Espaço Multi-Uso e Estúdio de Fotografia e Vídeo – respeitando as normas de segurança e orientação da OMS – Organização Mundial da Saúde.

Serão 05 performances com batalhas de arte shows transmitidos ao vivo em plataforma multicanal: no YouTube, Instagram e Facebook. Diante dos desafios impostos pelo distanciamento social, o Festival Arte Salva foi idealizado para criar uma experiência virtual em formato inédito no Brasil.

Saiba como será:

 O Arte Salva promove uma competição entre 12 artistas plásticos no total. Durante 50 minutos, eles realizam no palco do festival uma pintura ao vivo em uma tela de 100cmX70cm. Ao todo, serão três etapas classificatórias com quatro artistas em cada etapa. Elas acontecem nos dias 17, 24 e 31 de outubro, das 20h às 21h, com transmissão ao vivo em plataforma multicanal. Ao final da transmissão estará aberta a votação no site www.festivalartesalva.com.br para que o público possa eleger a obra mais reveladora da semanaA cada semana, a votação ficará disponível ao final da transmissão, sempre das 21h do sábado até à meia-noite da quarta-feira.

Em paralelo às performances de pintura, o público ainda acompanha uma atração musical no palco do Festival. Entre as bandas confirmadas estão: Tributo a Tim Maia, Funkalister, Bibiana Petek & Banda, Trabalhos Espaciais Manuais e Dj Anderson.

Os quatro artistas disputam entre si e, ao final de cada etapa, o público escolhe o vencedor no site www.festivalartesalva.com.br Os três artistas mais votados pelo público disputam a batalha final no dia 07 de novembro, completando o quarto dia de Festival.

vencedor será anunciado no dia 14 de novembro, quinto e último dia, em uma noite de celebração, sob o comando do Sassá e toda a trilha sonora desta final será assinada pelo DJ Anderson.

O artista-vencedor terá a oportunidade de espalhar sua arte num mural na cidade de Porto Alegre. Ele terá até o dia 15 de dezembro para pintar e entregar o mural-fachada da Escola localizada na região do 4º Distrito da cidade.

Festival Arte Salva números que expressam nossa arte:

  • 12 artistas plásticos competindo para saber quem vai pintar o próximo mural da capital gaúcha;
  • 15 telas pintadas;
  • 04 bandas tocando ao vivo, 01 por semana;
  • 01 apresentador, o Sassá, que já esteve no comando do programa Radar, TVE;
  • 01 DJ, o Anderson, que vai discotecar na última transmissão ao vivo, na qual será anunciado o campeão;
  • 12 instituições beneficiadas, cada artista ao aceitar participar do Festival escolheu uma instituição para repassar 100% do valor da tela que poderá ser adquirida pelo público em venda online;
  • 01 mural revitalizado, que será pintado pelo artista vencedor. Este mural será a fachada da Escola Estadual de Ensino Fundamental Branca Diva Pereira de Souza, no 4º Distrito de Porto Alegre;

E qual será este mural e por quê?

A relação entre a comunidade da escola e da Fábrica foi construída de um jeito bem orgânico, um espaço de trocas e do fortalecer a ideia de que arte e escola vivem juntas. Da revitalização das quadras poliesportivas à possibilidade do Festival Arte Salva entregar o mural que será pintado pelo artista vencedor, anima a todos! Tanto porque vai revitalizar a rua quanto a escola, reforçando a ideia de colaboração, pertencimento e práticas de colocar em sintonia o que acontece no dia a dia ao nosso lado.

Escola Estadual de Ensino Fundamental Branca Diva Pereira de Souza -Av. São Paulo, 1088-924 - São Geraldo - Porto Alegre/RS. Conheça mais sobre a nossa escola vizinha em:  www.festivalartesalva.com.br

Obras à venda que ajudam instituições

As telas que serão pintadas ao longo da transmissão estarão à venda de imediato, tão logo os artistas deem a última pincelada para aqueles que desejarem levar um pouco de arte para casa e ainda contribuir com uma das 12 instituições beneficiadas. Cada artista convidado a participar do Festival Arte Salva indicou uma instituição para repassar 100% do valor da tela, que for adquirida online pelo público para uma causa que toca o coração. Confira detalhes em: www.festivalartesalva.com.br

Quem movimenta o Festival Arte Salva

O idealizador do projeto é Vinicius Amorim, agitador cultural e incentivador dos projetos com foco nas artes visuais. No sul do país, é o responsável pelo projeto canadense - Art Battle - maior competição de pintura ao vivo do mundo - e também pela Fábrica São Geraldo - galeria de arte, estúdio e espaço multi-uso para iniciativas culturais no 4º Distrito da Capital gaúcha, desde 2018.

Ao lado dele no Festival Arte Salva, patrocínio da Cervejaria Dado Bier com financiamento do Pró-cultura RS da Secretaria da Cultura - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Todas as transmissões ao vivo do Festival Arte Salva acontecem em plataforma multicanal: YouTube, Instagram e Facebook e também: www.festivalartesalva.com.br 

 Manifesto

A arte é o único reduto autêntico de uma sociedade, é instância crítica e, por isso, liberta o homem do confinamento de ideias. E por essa razão acreditamos que a Arte Salva! Ela abre espaço para a imaginação livre e nos apresenta novas realidades, nos faz sonhar com um novo mundo. Em tempos difíceis, como o que vivemos, é urgente convocar a arte para transformar o ordinário em extraordinário. A arte transborda, ultrapassa fronteiras, atravessa culturas e cria diálogos entre os espaços públicos e privados, entre o real e o virtual. A arte une pessoas, só a Arte Salva!

SERVIÇO

Dias: 17, 24 e 31 de outubro
Horário: das 20h às 21h
Local: transmissão ao vivo em plataforma multicanal

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Gratuito

Compartilhe