GRUPOJOGO apresenta espetáculo “Deus é um DJ” via Instagram

Coletivo segue com atividades teatrais durante pandemia

Artes Cênicas

13 de junho de 2020

Em meio a pandemia de Convid-19, o GRUPOJOGO de Experimentação Cênica, que atua há 13 anos em Porto Alegre, segue realizando suas atividades artísticas. A trupe vai exibir o espetáculo “Deus é um DJ”, montado para os palcos em 2019, em formato Live, no Instagram. A transmissão da peça on-line ocorrerá no dia 13 de junho, no perfil do @grupojogo. A linguagem da peça foi transformada para atender as especificidades das redes sociais, principais plataformas de produção e divulgação de produtos artísticos em tempos e isolamento social.

Durante a quarentena, o GRUPOJOGO tem explorado formas de unir o teatro e a performance a diferentes tecnologias. O audiovisual e a tentativa de adaptar a produção cênica a plataformas de streaming tem sido a principal pesquisa do grupo, a partir da auto captação feita por atores em suas casas. Performance ao vivo, edição de vídeo e interações com a câmera tem sido estudadas com o intuito de construir um novo tipo de produto artístico adaptado a mídias que estão sendo altamente utilizadas, como o Instagram e o Youtube. “Deus é um DJ” é a primeira experimentação que o grupo apresenta a partir dessa pesquisa.

Diferentemente da apresentação de um espetáculo gravado, em “Deus é um DJ” on-line foram criadas camadas que confundem o espectador quanto ao caráter ao vivo da apresentação. Uma forma de provocar a reflexão sobre o aqui e o agora, e o que de fato significa ‘encontro’ nas plataformas digitais.

A exibição consiste em um vídeo  de 50 minutos composto por três camadas. A primeira é a visão que o público teria se estivesse assistindo ao espetáculo em um teatro. A segunda são cenas do espetáculo realizadas pelos atores em quarentena. A terceira camada se dá por meio dos comentários que os atores estarão realizando ao vivo durante a própria transmissão.

A exibição da live-espetáculo será gratuita. O GRUPOJOGO, no entanto, divulgará o link de um “Chapéu On-line”, no qual os espectadores poderão fazer contribuições espontâneas.

 

Sinopse:

“Deus é um DJ”, peça escrita pelo dramaturgo alemão Falk Richter, conta a história de um casal contratado por uma galeria de arte para filmar e transmitir ao vivo todos os momentos de seu cotidiano. As personagens transformam a vida em produto artístico e a si mesmos em matéria da própria obra. Ao transformar o dia a dia em espetáculo, Ela, uma ex-VJ, e Ele, um DJ, borram a fronteira entre verdade e mentira na tentativa desesperada de conseguir audiência.

SERVIÇO

Espetáculo “Deus é um DJ” On-Line

Quando: 13 de junho, às 21h

Onde: instagram @grupojogo

 

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Gratuito. 

Compartilhe