Galeria de Arte Paulo Capelari inaugura exposição virtual com obras de Milton Kurtz

Artes Visuais

04 de junho de 2020 a 20 de junho de 2020

Em sinal de reconhecimento a um dos nomes mais expressivos da arte contemporânea, a Galeria de Arte Paulo Capelari (Cel. Bordini, 665), inaugura exposição virtual no próximo dia 04 de junhoquinta-feira, às 10h, em homenagem a Milton Kurtz (in memoriam). A mostra pode ser visitada no endereço: galeriavirtualpaulocapelari.com, e também presencialmente. Arquiteto e artista, Milton Kurtz desenvolveu sua técnica voltada para o desenho, essencialmente, com fortes referências oriundas da mídia de massa. Teve ativa participação em movimentos que promoveram um debate e uma efervescência cultural no Rio Grande do Sul, no final da década de 70 e início dos anos 80.

Fortemente influenciada pela indústria cinematográfica, pela publicidade, quadrinhos, cinema e televisão, Milton Kurtz compôs uma narrativa pessoal e imagética calcada no cotidiano, fato que o aproxima do espírito característico da Pop Art, com sua carga provocadora, irônica e contestadora. Sua obra apresenta forte viés erótico, explorando questões do corpo e apresentando ambiguidades e dualidades ligadas tanto à bidimensionalidade  quanto às questões de gênero

A exposição tem curadoria do leiloeiro Daniel Chaieb e do galerista Paulo Capelari e reúne 31 obras, entre desenhos e pinturas de Milton Kurtz produzidas entre 1978 e 1989. Devido às medidas de prevenção ao Covid-19 e para evitar aglomeração, será permitida a entrada de quatro pessoas por vez. A exposição permanece aberta até o dia 20 de junho. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h. A entrada é franca.

 

Sobre Milton Kurtz

Milton Kurtz (Santa Maria/1951 - Porto Alegre/1996) foi pintor, desenhista e artista intermídia. Graduou-se em Arquitetura pela Ufrgs, em 1977. Realizou sua primeira exposição na Galeria Tina Presser, em Porto Alegre, em 1983. Fez parte do Grupo KVHR, entre 1978 e 1980, e do Espaço No - Centro Alternativo de Cultura, de 79 a 82. Faz sua primeira exposição individual em 1983, na Galeria Tina Presser, em Porto Alegre. Sua obra versátil e plural percorreu o Brasil, além de Cuba, Estados Unidos e Uruguai.  Entre 1978 e 1993, participou de cerca de 40 exposições no Brasil. Postumamente, foi homenageado com as seguintes exposições: A Arte Contemporânea da Gravura (1997), no Museu Metropolitano de Arte de Curitiba, em Curitiba-PR; Figura na Pintura: Acervo Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, no Museu de Arte Contemporânea (2000), em Porto Alegre-RS, e O Corpo na Arte Contemporânea Brasileira, no Itaú Cultural (2005), em São Paulo-SP. 

 

SERVIÇO

Abertura da exposição de desenhos e pinturas de Milton Kurtz

Ondegaleriavirtualpaulocapelari.com, e também presencialmente na Rua Cel. Bordini, 665) bairro Auxiliadora, em Porto Alegre-RS.

Quando: Abertura dia 04 de maio. Visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h e sábado das 10h às 13h.

 

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Entrada franca. 

Compartilhe