Com mais de 50 atrações e Serenata Iluminada, Dia da Cultura na UFRGS 2019 acontece neste sábado

Evento gratuito

Artes Cênicas

Música

Eventos de Rua

Dança

Cinema

Artes Visuais

07 de dezembro de 2019

A partir da bem-sucedida experiência do ano passado, o Departamento de Difusão Cultural da UFRGS realiza no dia 07 de dezembro a segunda edição do Dia da Cultura na UFRGS. Tendo como referência as viradas culturais que acontecem em várias cidades do mundo, o DDC programou um conjunto de atividades artísticas e culturais ininterruptas, das 12h às 24h. Nesse dia, parte do Campus Central da UFRGS se transformará em um grande palco para acolher uma pluralidade de ações artísticas e culturais abrangendo apresentações musicais, performances, peças teatrais e coreográficas, intervenções, exposições, oficinas e sessões de cinema.

O conjunto da programação tem como mote as palavras GESTO, PERCEPÇÃO, CONVERGÊNCIA. O objetivo da data que reunirá mais de 50 atrações é a de reforçar o sentido público da universidade, seu compromisso com a comunidade e com o pensamento crítico e independente, através de múltiplas atividades que mesclam produções da UFRGS, artistas e coletivos da cidade. Dentre os destaques da edição deste ano, o ícone da banda Mantiqueira, Nailor Azevedo “Proveta”, apresenta o seu famoso refinamento no saxofone ao lado da Orquestra de Choro de Porto Alegre, da Big Band do Instituto de Artes e de Mathias Pinto no chamado Baile Brasileiro. A parceria do DDC-UFRGS com o projeto Serenata Iluminada fará com que o coletivo saia da Sala Redenção pela primeira vez desde a sua fundação, em 2012. No Centro Cultural da UFRGS, a artista Lia Menna Barreto realizará uma intervenção artística instalando bonecas pelo mais moderno equipamento cultural da universidade. No mesmo local, Helena Kanaan celebra os 100 anos da Escola Bauhaus no projeto Grafite de Giz.

As exposições em homenagem ao centenário de nascimento do “Deus Metalúrgico” Xico Stockinger e dos fotógrafos Luiz Carlos Felizardo e Rochele Zandavalli também serão exibidas no Dia da Cultura na UFRGS. Além destas atrações, oficinas de dança, desenho, fotografia, de escrita criativa e de manufatura de pães e pizzas estarão disponíveis ao público.

 

SERVIÇO

Data: 07 de dezembro de 2019
Horário: 12h às 24h
Locais: 
-Campus Centro da Reitoria da UFRGS (Avenida Paulo Gama, 110)
- Centro Cultural da UFRGS
- Sala Redenção – Cinema Universitário
- Sala João Fahrion (prédio da Reitoria)
- Salão de Festas (prédio da Reitoria)
- Palco ao Ar Livre (atrás do Museu da UFRGS)

 

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Entrada franca

Compartilhe