Exposição coletiva "O que Resta Após" chega a Pinacoteca Ruben Berta

Evento gratuito

Artes Cênicas

30 de novembro de 2019 a 13 de março de 2020

Com abertura marcada para o dia 30 de novembro, sábado, às 17h, na Pinacoteca Ruben Berta, a exposição O que Resta Após é resultado de um laboratório desenvolvido pela primeira turma da Especialização em Práticas Curatoriais do IA/UFRGS. O coletivo curatorial, formado por 25 estudantes, trabalhou num sistema de autoria compartilhada sob orientação da professora Ana Albani de Carvalho. A proposta curatorial articula vinte obras do Acervo da Pinacoteca Ruben Berta, duas obras da Pinacoteca Aldo Locatelli, trabalhos de treze artistas contemporâneos especialmente convidados para integrarem a exposição e, ainda, uma obra cedida pelo MACRS.

A turma debruçou-se sobre o acervo e deparou-se com uma diversidade de obras e de possibilidades de abordagens que representam a própria heterogeneidade que caracteriza o grupo de curadores. Neste sentido, há três núcleos temáticos que conduziram a curadoria e que colocam este acervo histórico em diálogo — e em atrito — com a produção contemporânea dos artistas convidados. Um dos núcleos da mostra sublinha o cotidiano e a vida ordinária tematizada em muitos dos trabalhos da Pinacoteca Ruben Berta postos em diálogo com fotografias de autores de referência do sul do país. Outro núcleo confronta o acervo por meio de uma abordagem decolonialista para produzir reflexão sobre o caráter patriarcal e eurocêntrico de trabalhos que representam corpos não-brancos. Por fim, o revisionismo ganha tons de provocação e mesmo deboche no núcleo que reúne diversos retratos acadêmicos e modernistas do acervo “comentados” por “memes” criados por uma turma de alunos do ensino fundamental.

A exposição O que Resta Após não pretende dar conta de todas as possibilidades que o acervo da Pinacoteca Ruben Berta evoca à curadoria, mas sim mostrar que são inesgotáveis as formas de construir narrativas com o obras de arte do passado — sempre em parceria com o olhar do público.

Artistas convidados: André Feltes, Fernanda Brum, Fernanda Chemale, Gustavo Assarian , Inezita Cunha, Júlio Cocolichio, Leandro Machado, Leonardo Savaris, Renata Sampaio , Vera Carlotto, Verônica Vaz, Vitória Macedo  e Xadalu.

SERVIÇO

Abertura: 30 de novembro, sábado, às 17h

Visitação: de 02 de dezembro de 2019 a 13 de março de 2020, de segunda a sexta, das 10 às 12h e das 13h às 18h(último acesso às 17h30)

Local: Pinacoteca Ruben Berta (Rua Duque de Caxias, 973 — Centro Histórico, Porto Alegre)

 

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Entrada franca.

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS