Lançamento de "História de um Bom Fim" acontece na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre

Evento gratuito

Literatura

14 de novembro de 2019

O Livro "História de um Bom Fim - boemia e transgressão de um bairro maldito", de Lucio Fernandes Pedroso, é mais uma mostra da importância de um bairro que não só tem muitas histórias como marcou uma geração, uma cidade e um país.

O historiador Lucio Fernandes Pedroso lança o livro "História de um Bom Fim - boemia e transgressão de um bairro maldito" na 65ª Feira do Livro de Porto Alegre. A obra é uma adaptação da dissertação de mestrado em História do autor e fala sobre uma época de efervescência onde o Bom Fim foi palco de diversos movimentos sociais e culturais.

Lucio, quando estudante do curso de História na UFRGS, foi morador do Bom Fim e, a partir de conversas com amigos e percepções sobre as mudanças que aconteciam no bairro, teve no local seu objeto de estudo.

O estudo se propôs a abordar as práticas que transformaram e formaram o Bom Fim como lugar de encontro de toda uma geração naquele final da década de 1980 e início de 1990. Através de pesquisa histórica e dezenas de entrevistas, Lucio se propõe a descobrir como era aquele Bom Fim que já não mais existe.

O livro, de acordo com o autor, é um estudo historiográfico que “oferece um modelo de análise das práticas culturais e cotidianas no espaço urbano, em uma perspectiva da história do tempo presente”. Neste contexto, a obra se torna importante não só como um trabalho teórico para historiadores e pesquisadores, mas também como um resgate histórico para moradores e frequentadores deste bairro que marcou uma época.

Sobre o autor:
Lucio Fernandes Pedroso é historiador, professor de História, pai e boêmio. Formou-se em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde, também, defendeu dissertação de mestrado e tese de doutorado. Ambas orientadas pela professora Carla Simone Rodeghero e realizadas dentro da linha de pesquisa de História Cultural. Lucio participou como pesquisador do documentário Filme Sobre um Bom Fim e há anos tem se dedicado a estudar as relações entre as práticas do espaço público e as transformações urbanísticas na cidade de Porto Alegre.

SERVIÇO

Dia 14 de novembro
Horário: a partir das 16h30
Local: Praça de Autógrafos da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre.
 

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Entrada franca. 

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS