Som no Salão: Banda Alpargatos apresenta espetáculo inédito Trilogia dos Erros

Grupo encerra ciclo tocando seus 3 EPs na íntegra

Música

13 de novembro de 2019

Pensando em explorar as particularidades de cada um dos seus trabalhos lançados – e a construção da sonoridade da banda ao longo dos primeiros anos de carreira – o grupo de indie rock e mpb Alpargatos montou o espetáculo inédito "Trilogia dos Erros", no qual pretende executar na íntegra seus três EPs (“Rodovia do Parque, de 2015; “Essa cidade cheia de heróis”, de 2017; e “O chão é lava”, de 2018) com banda completa acrescida de naipe de metais e percussão. O espetáculo acontece no dia 13 de novembro, às 20h, e faz parte do projeto Som no Salão. 

O fio condutor dos três atos se direciona a uma distopia, tendo como plano de fundo a paisagem urbana. O espetáculo tem cenografia que remete a estrutura de uma metrópole, misturando elementos arquitetônicos e narrativas audiovisuais que percorrem as temáticas dos discos, cujas sonoridades se diferenciam cronologicamente tensionando as relações do indivíduo com o estar no mundo. Esse movimento é marcado por diferentes vertentes musicais que transitam entre melodias abertas com influência da mpb, a marcação das rimas, riffs e o rap até a influência eletrônica e com a presença de synths e viradas.

Alpargatos foi formada em 2012 e é composta atualmente por Afonso Antunes (guitarra e voz), Bruno dos Anjos (baixo, vocal e sintetizador), Leonardo Braga (guitarra, sintetizador e MPC) e Pedro Nectoux (bateria e programação). Seus EPs tiveram participações de outros artistas que também estarão no espetáculo: Anaí Corrêa - artista de folk e indie pop, o grupo de rap Mun-Rá e Valentin. A banda de apoio é formada por William Paim (trompete), Samuel Bretano (trombone), André França (sax) e Felipe Santos (percussão). A direção artística é de Guilherme Conrad com cenografia e videografismos de Lívia Koeche, figurinos de Lethícia Fernandes.

SOBRE O PROJETO

Criado em 2010, o Som no Salão tem possibilitado a aproximação de novas manifestações artísticas musicais com o público de Porto Alegre, a partir de espetáculos que tem como um de seus pilares a formação de plateia, uma vez que os projetos selecionados apresentam uma diversidade de estilos musicais. São trabalhos cuja originalidade, singularidade e qualidade possibilitam uma experiência sonora para além do entretenimento. Desenvolvido e coordenado pela administração do Salão de Atos da UFRGS, o Som no Salão tem o objetivo de promover o acesso e firmar uma ação cultural para este espaço, que é um dos principais equipamentos culturais de Porto Alegre.

O projeto recebe a cada ano cerca de cem inscrições. Já passaram pelo palco artistas como Trabalhos Espaciais Manuais, Dona Conceição, Afroentes, Daniel Debiagi, Paola Kirst, Três Marias, Voo Livre e Conjunto Linhares, Conjunto Musical La Digna Rabia, Banda Calote, Raquel Leão, Trem Imperial, Tratak, Bhia Tabert, Fruet & Os Cozinheiros, Caio Martinez, Bandinha Di Da Dó, Funkalister, Marcelo Birck, Gustavo Telles & Os Escolhidos, Quiçá, se Fosse, Bianca Obino, Coletivo Medula de Experimentos Sonoros, Quinteto Canjerana, entre outros. Os artistas contemplados ganham todas as condições técnicas de palco e de divulgação para a difusão do trabalho, além de terem seu show gravado pela UFRGS TV, que é parceira do projeto.

SERVIÇO

ESPETÁCULO TRILOGIA DOS ERROS - ALPARGATOS

Quando: Quarta-feira (13/11), às 20h

Onde: Salão de Atos da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)

 

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Entrada Franca. Serão aceitas doações de 1kg de alimento

Compartilhe