Sarau Nosotras volta com nova formação e selo literário

Literatura

12 de setembro de 2019

Criado ano passado pelas amigas e poetas Lau Patrón e Tatiana Cruz, o Sarau Nosotras, evento de abrir voz poético feito por mulheres para mulheres, volta a abrir roda na próxima quinta-feira, dia 12 de setembro, das 19h às 21h30, na Nuwa, coworking e clube de negócios 100% feminino, com o tema “Vaca Profana, teu corpo tuas regras?”. Concebido como um espaço de troca de experiências e escritos, o Sarau ganha novidades no novo ciclo. A primeira delas é o caráter questionador das quatro edições previstas até o final do ano, lançando mais interrogações sobre os clichês que cercam o movimentos das mulheres do que respostas.

“Quando pensamos no feminino pensamos cada vez mais num feminino plural, de muitas vozes, em muitos lugares distintos de fala e privilégios. Sentimos que, nesse novo ciclo do sarau, essa pluralidade tinha que estar representada. Não só na nossa roda fixa, como também na nossa plateia e nos temas que a gente está propondo. Por isso, fomos ver com outros olhos algumas bandeiras com as quais nos identificamos, como “Meu corpo minhas regras”. Todas essas bandeiras passaram a ganhar uma enorme interrogação. Será assim para todas as mulheres? Em que condição de privilégio, ela faz sentido e em que outra condição ela mata?, explica Tatiana.

Foi nesse contexto que a nova formação do Nosotras acabou se tornando fundamental, com a entrada da terapeuta ocupacional, especialista em Saúde Mental Coletiva, mestranda em Psicologia Social e Institucional e consultora do Black Academic Brasil e das Negras Plurais,  Marlete Oliveira, na equipe do projeto:

“Não dá para pensar temas de abrir voz poético e querer múltiplas vozes na roda se nossas temáticas não forem decididas, bem antes, nos nossos encontros, por mulheres de múltiplos lugares de fala. A chegada da Marlete traz novas perspectivas, fortalecem o que o Nosotras sempre desejou, esse lugar plural, profundo e transformador”, acrescenta Lau.

Depois de falar sobre medo, amor próprio, sexualidade e sororidade, em edições de lotação esgotada, com mulheres de várias idades distintas na roda, abrindo voz e compartilhando suas produções autorais, o Nosotras acaba de fechar parceria com a Editora Zouk, de Porto Alegre, para a criação de um selo literário, o selo Nosotras. 

“Uma das mais gratas surpresas do Nosotras foi perceber que o chamado poético para mulheres foi atendido. Desde nossa primeira edição, vimos mulheres de 13 a 80 anos desejando um espaço de troca de escritos que não passasse pela validação do olhar masculino, que sempre dominou o mercado editorial no Brasil. Ali, na roda, aos poucos, elas foram se sentindo seguras para puxar bloquinhos de texto, anotações de celular, compartilhando a produção delas. Nós fazemos poesia, nós somos muitas, e esse movimento de partilha nos fortalece. É por isso que a chegada da Zouk no projeto é tão importante: a partir da parceria com uma editora pequena, que valoriza o local e a autoria feminina, vamos poder levar a palavra falada para o registro escrito, no formato livro, compilando e divulgando essa produção”, explica Tatiana.

Entre as convidadas especiais da edição “Vaca Profana, teu corpo tuas regras?”, estão a ativista e coordenadora do Projeto Afrorescer, Monique Machado, que vai falar sobre a visibilidade e representabilidade da mulher negra e gorda, e Julie Dorrico, doutoranda no curso de Letras da PUCRS, com o tema de literatura indígena brasileira, falando sobre a sua experiência como descendente do povo macuxi.

Neste novo ciclo Nosotras, que se encerra em dezembro, a artista homenageada é Mitti Mendonça, do selo Mão Negra Resiste. Em suas colagens, desenhos, ilustrações e bordados, a artista, que também ministra oficinas no espaço Barraco Cultural, em Porto Alegre, propõe um diálogo e um protagonismo de poéticas negras no universo da arte. Parte de suas obras estará à venda no Sarau.

SERVIÇO

O que: Sarau Nosotras “Vaca Profana: teu corpo tuas regras?”

Quando: 12/9, das 19h às 21h30

Onde: Nuwa (Augusto Pestana, 153, bairro Bom Fim, Porto Alegre - RS).

 

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Ingressos: antecipados a R$ 20 (ou R$ 15 no lote promocional) pelo Sympla (bit.ly/NosotrasVacaProfana). Opção de ingressos com compra de vinho antecipado. Na hora, o vinho também será vendido para quem tiver interesse.

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS