Experimento cênico 'Tiger Balm' faz apresentação única

Artes Cênicas

Dança

24 de julho de 2019

Na quarta-feira, 24 de julho, o espetáculo Tiger Balm, experimento cênico de dança contemporânea que tem a fisicalidade como ponto de partida, faz nova apresentação em Porto Alegre. Calcado no interesse pelo corpo e nas possibilidades estéticas de um trabalho físico intenso, o espetáculo terá única apresentação às 20h30, na Sala Álvaro Moreyra, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupcínio Rodrigues.

O interesse no processo de direção coletiva levou os artistas a refletir sobre os limites entre o corpo individual e o coletivo, transpondo suas estruturas de trabalho para a cena, com exercícios que englobam quedas, variações de velocidade, torções, potenciais explorados da energia cinética, força da gravidade e o empilhamento de massas.

Os modos de produção deste tempo são o ponto de partida de Tiger Balm conceitualmente. No entanto, as propostas físicas que dão concretude ao experimento cênico buscam extrapolar as barreiras da significação para trazer a atenção ao corpo que se move e que, vivo, move todas as outras estruturas da sociedade.

Criado e dirigido sob uma horizontalidade pretendida pelos integrantes do Coletivo Grupelho, o espetáculo resulta de um ano de pesquisa cênica, propostas pedagógicas e processo artístico, elementos fundamentais na concepção de Tiger Balm. O elenco de artistas-diretores é formado por Bruna Chiesa, Bruno da Rosa Cunha, Débora Poitevin, Janaína Ferrari e Roberta Fofonka. O grupo tem como pano de fundo a multidisciplinariedade dos artistas, que além de pesquisadores nas áreas de dança contemporânea e educação somática, também desempenham outras funções profissionalmente nas áreas da Psicologia, Artes Visuais, Jornalismo, Teatro e Moda.

No dia do evento, a bilheteria do Teatro estará aberta uma hora antes de cada sessão. Antecipadamente, os ingressos podem ser adquiridos pelo Sympla.

Sobre o coletivo

O Coletivo Grupelho desenvolve experimentações performáticas na rua desde 2016. De origens multidisciplinares (Psicologia, Teatro, Jornalismo, Artes Visuais, Dança) os artistas têm em comum a formação do Grupo Experimental de Dança de Porto Alegre, realizada em diferentes momentos na trajetória artística de cada um. Formado por Bruna Chiesa, Bruno da Rosa Cunha, Débora Poitevin, Janaína Ferrari e Roberta Fofonka, o processo de criação realizado ao longo de 2018 foi acompanhado em diferentes fases pelos artistas Naiana Wink, Leonardo Takazono e Júlia Marchant. O interesse na performance, na dança e no movimento interliga o foco de pesquisa do grupo que, em maio de 2018, migrou para a sala de ensaios a fim de criar sua primeira produção cênica. O resultado de um ano de trabalho chama-se “Tiger Balm”.

Classificação etária: 16 anos

Ficha Técnica Direção: Coletivo Grupelho

Elenco: Bruna Chiesa, Bruno Cunha, Débora Poitevin, Janaína Ferrari e Roberta Fofonka
Figurino: Graça Ferrari
Som: Henrique Fagundes
Iluminação: Iassanã Martins
Produção: Arthur Serpa

SERVIÇO

TIGER BALM

Dia: 24 de julho

Horário: 20h30

Local: Sala Álvaro Moreyra - Centro Municipal de Cultura

Valores e disponibilidade são responsabilidades dos produtores

Ingressos: R$ 30,00 inteira \ R$ 15,00 meia (estudantes, idosos e classe artística)

No dia, bilheteria do teatro aberta 1h antes do espetáculo.

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS