01 de abril de 2019

FestiPoa Literária vai homenagear Sueli Carneiro

Edição terá forte presença de temas como feminismo negro, além de abrir espaço para a nova geração de artistas

Literatura

A próxima Festipoa Literária já tem data e homenageada: acontecerá de 29 de abril a 5 de maio e vai homenagear a escritora e filósofa Sueli Carneiro, uma das principais articulistas da luta contra o racismo. A escritora vem a Porto Alegre lançar “Escritos de Uma Vida” (Letramento, 2018). Com prefácio de Conceição Evaristo e apresentação de Djamila Ribeiro, a obra reúne uma série de artigos publicados por Sueli ao longo da vida, dedicados a temas imprescindíveis para refletir sobre a sociedade contemporânea e o debate racial e de gênero.

De acordo com o coordenador do festival, Fernando Ramos, “boa parte da programação terá a ver diretamente com o pensamento e o ativismo da Sueli. A literatura e o pensamento das mulheres e o feminismo negro estarão presentes e a nova geração de poetas e artistas terá mais espaço nesta edição, dialogando com a obra da escritora”.  

Entre os nomes confirmados da edição deste ano estão Djamila Ribeiro, Ana Maria Gonçalves, Heloisa Buarque de Holanda, Marcelino Freire, entre outros. A pré-estreia da Festipoa 2019 ocorre no dia 23 de abril, no Teatro do SESC Centro, com o show ‘Ay Amor!’, de Fabiana Cozza, dedicado à obra do compositor cubano Bola de Nieve. Em abril, encontros para ler e debater a obra de Sueli Carneiro serão conduzidos pela anfitriã da 12ª edição, a jornalista, escritora e editora Fernanda Bastos. Os encontros, com escritoras e pensadoras negras, serão realizados no Centro Cultural da UFRGS e terão as datas divulgadas em breve.

Há 11 anos a FestiPoa Literária movimenta Porto Alegre com uma programação democrática e gratuita que fomenta a formação de novos leitores, promovendo debates, leituras, lançamentos, oficinas, shows, exibições de filmes, saraus e performances, com a participação de dezenas de escritores e artistas. Edições anteriores do evento homenagearam autoras como Heloisa Buarque de Hollanda, Laerte Coutinho e Conceição Evaristo.

 

FINANCIAMENTO COLETIVO

Viabilizada com apoiadores e parceiros, a Festipoa 2019 lançou, na última semana, campanha de financiamento coletivo via plataforma Apoia.se. “Embora o projeto tenha sido aprovado na Lei Rouanet, as dificuldades de captação ainda são grandes e não temos garantia de que conseguiremos nem metade do valor orçado no projeto”, relata Fernando. Para colaborar com os custos do evento, acesse aqui a campanha.

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS