29 de janeiro de 2019

Com financiamento coletivo, Turucutá busca viabilizar Arrastão 2019

Sem incentivo do poder público, projeto de batucada coletiva aposta em campanha no Catarse para poder ir às ruas

Eventos de Rua

Com 10 anos de muita resistência, a Turucutá Batucada Coletiva Independente vem movimentando o carnaval de rua em Porto Alegre. Formou nessa década muitos ritmistas que hoje se espalham nos blocos da cidade, potencializando a cultura popular. Sem incentivo dos órgãos públicos, faz da mobilização e união entre integrantes e admiradores a engrenagem para manter os cortejos e 'arrastões' de carnaval.

A exemplo de outros coletivos, como o Bloco da Laje, a Turucutá também aposta no financiamento coletivo para poder sair às ruas. Para viabilizar o Arrastão 2019, uma campanha no Catarse busca apoio de R$ 20.000 até o dia 3 de fevereiro. Em contrapartida aos apoios, o bloco preparou recompensas como brasões, copos personalizados, camisetas e sacolas térmicas com arte de Ananda Aliardi.

Não à toa o grupo se intitula ‘batucada coletiva independente’: a Turucutá não tem nenhum patrocínio e está sempre na luta para conseguir manter o coletivo vivo. Os gastos para seguir em frente incluem ensaios em estúdio, local para guardar instrumentos e materiais, transporte, além dos vários profissionais que são mobilizados para tantas tarefas. Para conseguir cobrir esses gastos, o grupo faz festas, shows e diversas atividades. Já para conseguir realizar o cortejo de carnaval, conhecido como Arrastão, é necessária uma estrutura muito maior, o que explica a criação do crowdfunding.

Formado por profissionais das mais diferentes áreas de atuação, o grupo utiliza instrumentos de percussão semelhantes aos de uma bateria de escola de samba, melodicamente acompanhados por vozes, sopros e cordas. E assim vem transmutando o espaço público, propondo mais vida, cores, emoções e liberdade para o dia-a-dia da cidade. Com repertório que flutua do samba ao rock, do ijexá ao funk, do makulelê ao afoxé, a Turucutá é eclética e livre de preconceitos musicais. Seus integrantes sonham com um mundo melhor, mais humano, mais lúdico, onde as manifestações populares tenham seu espaço garantido. Munidos de sua batucada e fortalecidos pela coletividade impressa em sua gênese, tratam de tornar esse sonho realidade.

Para apoiar o Arrastão 2019 da Turucutá Batucada Coletiva Independente, acesse https://www.catarse.me/turucuta2019

 

Turucutá – Arrastão 2019

Identidade visual: Ananda Aliardi

Assessoria de Imprensa: Bebê Baumgarten
Apoio: Mister Xis

Informações: contato@turucuta.com.br 

 

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS