17 de janeiro de 2019

Prestes a completar 15 anos, Oficina de Choro está de casa nova

Projeto de educação musical firma parceria com Instituto Ling, que passa a abrigar as atividades

Música

Oficina de Choro - projeto de educação musical que completa 15 anos em 2019 - está de casa nova: a partir de agora, as atividades serão realizadas no Instituto Ling - instituição cultural com sede no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.

A Oficina vem exercendo um papel decisivo para o crescimento da cultura do Choro e da música popular brasileira no Rio Grande do Sul e se destaca como um dos três maiores projetos voltados ao ensino de Choro no país. A partir deste ano, o projeto passa a atuar em novo formato, com aulas gratuitas de instrumento e teoria musical com convidados especiais, atividades de prática de conjunto com formação de grupos, além da criação da OCPA - Orquestra de Choro de Porto Alegre.

No ano de 2018, o projeto teve o maior crescimento desde a sua criação, contando com um núcleo de mais de 400 alunos que receberam formação musical através da linguagem do choro, com diferentes aulas abertas ao público. A Oficina de Choro tem curadoria e produção da Branco Produções, também parceira do Instituto Ling na programação musical do Centro Cultural.

Para Mathias Pinto, coordenador do projeto, o apoio do Instituto Ling é fundamental para garantir a continuidade do ensino da música brasileira em Porto Alegre e a conquista de novos espaços para o choro: "Estamos no grande momento deste gênero que é um grande patrimônio musical brasileiro, e valorizamos e resgatamos este legado com a ampla participação dos jovens. Neste ano que se inicia, o grande desafio da Oficina de Choro é ampliar o espaço da música instrumental na cena cultural, formando músicos e grupos, e implementando a ideia inédita de uma Orquestra de Choro", comenta.

"Para nós do Instituto Ling é uma honra e uma grande alegria abrigar este projeto tão querido e tão importante para o ensino de música no sul do Brasil, que incentiva a postura criativa, a formação de músicos e de público." afirma Carolina Rosado, gerente do Centro Cultural Instituto Ling.

A partir do dia 15 de fevereiro, a Oficina de Choro abre inscrições para as aulas do primeiro semestre. Os cursos serão gratuitos, com vagas limitadas.

Mais informações: www.oficinadechoro.com.br

 

Sobre o Instituto Ling

Criado e mantido pela família Ling desde 1995, o Instituto Ling é uma instituição sem fins lucrativos voltada para a transformação da sociedade através da educação e da cultura.

O Instituto Ling atua em três segmentos: Educação, Cultura e Saúde. Sua missão é promover o desenvolvimento humano e a evolução da sociedade através da disseminação de diferentes formas do conhecimento, da liberdade de pensamento, da valorização da cultura e da saúde. A abertura de seu Centro Cultural em Porto Alegre, no ano de 2014, ampliou e solidificou a atuação do Instituto, firmando-o como centro de referência na disseminação do conhecimento e do livre- pensar, fomentador da educação de excelência em seus múltiplos formatos e provedor de serviços e produtos culturais diferenciados, com elevado padrão de qualidade e estética.

Na área da saúde, o Instituto Ling estabeleceu parceria com o Hospital Moinhos de Vento, em 2015, para a implantação de um centro de referência no tratamento do câncer em Porto Alegre.

A família Ling, mantenedora do Instituto, é proprietária da "holding company" Évora. O grupo empresarial produz e comercializa latas de alumínio para bebidas, não-tecidos de polipropileno (usados principalmente na produção de descartáveis higiênicos) e tampas plásticas para bebidas e produtos de higiene e beleza.

https://institutoling.org.br

Endereço: Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

 

-----

* Com informações de Adriana Martorano

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS