16 de março de 2021

#MenuClandestina Delas: as doçuras do Filipa Café

Todos os bolos, tortas, docinhos, cookies e quiches são produzidos pela chef Liane Moro

Gastronomia

Por Mariana Moraes
Fotos: Manuela Colla

 

Durante o mês de março, marcado pelo Dia Internacional da Mulher, o #MenuClandestina reúne e apresenta diversos restaurantes de Porto Alegre comandados por mulheres. Nessa segunda edição, apresentamos as delícias do Filipa Café, idealizadas pelas chef Liane Moro.

Herança de família

A paixão de Liane pela cozinha veio muitos anos antes do Filipa. Desde criança, Liane sabia que a cozinha era um lugar muito especial, que guardava algo muito além de comida — a receita secreta era o amor e o carinho. As grandes refeições faziam parte da sua rotina, e a avó Nina e seu pai eram os cozinheiros da família. “A gente cresceu naquela função de cozinha, de fogão à lenha. A nossa vida foi sempre muito em volta da comida. Então desde pequena eu gosto muito disso”, explica Liane. 

Foi com seus familiares que Liane aprendeu lições iniciais de cozinha. E as amigas da avó Nina foram as primeiras a provar suas comidas — ela costumava fazer diversos quitutes para recebê-las. Mas a paixão pela cozinha atravessou as paredes de casa, e, desde os 20 anos, Liane passou a se especializar e trabalhar com culinária. 

Em 1999, a chef abriu o café Ritrovo na Cidade Baixa. Anos mais tarde, montou o restaurante Don Valente, que levava o nome do avô e foi um sucesso por onze anos. Depois disso, ainda abriu o Armazém Don Valente, localizado na Zona Sul de Porto Alegre. Nesse caminho pela gastronomia, Liane começou a se interessar cada vez mais pela confeitaria, principalmente por sentir falta de doces de qualidade e com preço acessível no mercado.  “Comecei a estudar, fiz alguns cursos de confeitaria. Surgiu a oportunidade de investir no Filipa, e eu fui com tudo”, conta a cozinheira. Assim, em 2018, Liane assumiu a gestão e a cozinha do Filipa Café.

Da produção à entrega

Com a pandemia da Covid-19, o Filipa Café encerrou suas atividades na loja física, e agora trabalha apenas com entregas sob encomenda. Todos os bolos, tortas, docinhos, pão de queijo, cookies e quiches são produzidos pela Liane, que garante o carinho e atenção a cada produto. O cuidado aos detalhes é tão grande que até mesmo algumas entregas são realizadas pela Liane. “Eu produzo tudo e, quando é possível, eu mesma faço as entregas. Como tenho um produto muito delicado, eu não gosto de mandar por motoboy. Eu procuro sempre organizar os dias de entregas para que eu mesma possa fazer e garantir que tudo vai chegar bem direitinho”, enfatiza a cozinheira. 

A chef Liane segurando a famosa cheesecake

As delícias do Filipa têm cheiro e gosto de casa de avó, e um dos pratos favoritos, inclusive da própria Liane, é o cheesecake. “O meu prato preferido do Filipa é com certeza a cheesecake! Adoro nossa cheesecake, e é a queridinha dos clientes também. Não querendo ser convencida, mas é melhor cheesecake de Porto Alegre (risos)”, conta Liane. 

Resistindo e atravessando os dias pandêmicos, o Filipa segue entregando doces e salgados artesanais de qualidade, com o certificado de carinho e dedicação da Liane. Para conhecer todas as delícias do Filipa e conferir o cardápio completo, acesse as redes sociais


 

Compartilhe