17 de novembro de 2020

Rádio da Universidade estreia programa em seu aniversário

Primeira temporada do “Piano Forte” traz gravações exclusivas com destacados pianistas, além de apresentar cópia restaurada de programa histórico da emissora

Música

Rádio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul comemora o seu aniversário de 63 anos com novidade na programação. O “Piano Forte” estreia na próxima quarta-feiradia 18 de novembroàs 20h, pelos 1080 AM e no site www.radio.ufrgs.br, com uma conversa com a curadora convidada desta primeira temporada, a professora Catarina Domenici, do Instituto de Artes da UFRGS. 

O programa semanal valoriza a memória da emissora através do piano Grotrian Steinweg, com um quarto de cauda, presente no estúdio desde o início da década de 1960, quando a rádio foi transferida para o prédio que ocupa até hoje, na Rua Sarmento Leite, em Porto Alegre. O instrumento foi adquirido por encomenda do compositor Armando Albuquerque (1901-1986), que atuou como orientador musical da emissora. De lá para cá, inúmeros artistas em visita à cidade, bem como professores e alunos da universidade, utilizaram o piano durante as transmissões. "O instrumento guarda a memória de como ele foi tocado, de como foi solicitado, do pianista que trabalhou junto com ele”, observa Catarina Domenici. E acrescenta: “Nesse sentido, o piano da Rádio da Universidade tem uma alma gigantesca, porque tem muita história".

Jogando com o nome do fortepiano, antecessor do piano moderno, o novo programa sublinha a importância da tradição pianística no Rio Grande do Sul. A proposta do “Piano Forte” é promover e registrar novos encontros com o instrumento da Rádio da Universidade. A cada semana, apresenta um convidado diferente, em um pequeno recital comentado, gravado como se fosse ao vivo, praticamente sem edições. O conjunto dos programas proporciona aos ouvintes o contato com o trabalho de diferentes pianistas e com formas variadas de se relacionar com um mesmo instrumento. “Essa foi uma preocupação, de contemplar a grande diversidade de repertório do piano e também as diferentes formas de atuação do pianista", explica a curadora.

A primeira temporada do Piano Forte conta com a participação de Ana FridmanAndré GolbertAndré LossBethy KriegerDunia EliasFernando RauberLiliana MichelsenLuciano LeãesNey FialkowPaulo Dorfman e Rodolfo Faistauer. Os registros foram realizados no segundo semestre de 2019, contando com fundamental apoio da médica egressa da UFRGS Maria Helena Mazzaferro Bronca, para o custeio da manutenção do piano da Rádio neste período. Os jornalistas Ana Laura Freitas e André Grassi são responsáveis pela produção e apresentação do programa. 

Além das gravações inéditas e exclusivas, a primeira temporada do “Piano Forte” inclui a veiculação, no dia 25 de novembro, às 20h, de uma edição do programa “Brasil Musical”, que o pianista Roberto Szidon (1941-2011) manteve na Rádio da Universidade em meados da década de 1960. Em seguida, ele desenvolveria destacada carreira na Europa, atuando como solista de algumas das principais orquestras do mundo e lançando vários discos pelo selo Deutsche Grammophon. A gravação desse material histórico foi restaurada pelo engenheiro Marcos Abreu. Nesta edição, datada de 1964, está a estreia das “10 Pianopeças breves de caráter didático para crianças”, do compositor Flávio Oliveira, outra figura marcante na história da Rádio da Universidade, onde atuou como programador e produziu programas, inclusive ao piano, durante muitos anos. 

Estreia do programa Piano Forte na Rádio da Universidade (UFRGS): conversa com a curadora Catarina Domenici

Dia 18 de novembro, quarta-feira, às 20h

1080 AM | www.radio.ufrgs.br

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS