31 de agosto de 2020

#MenuClandestina: 10 restaurantes veganos para pedir comida em casa

Tem pratos para o almoço, lanches, salgadinhos de festa e até mesmo sushi. Confira a seleção!

Gastronomia

Por Mariana Moraes

Nos últimos anos, vem crescendo o número de restaurantes veganos em Porto Alegre. Por mais que a dieta vegana ainda cause confusão em muitas pessoas, o princípio é relativamente simples: uma alimentação sem nenhum produto de origem animal — ou seja, nada de carne, leite ou ovos. Mesmo que grande parte da população ainda não se veja retirando esses alimentos da dieta, a culinária vegana tem mostrado que é possível ter uma alimentação saudável e saborosa sem esses produtos. 

Uma alimentação vegana abre espaço para explorar novos sabores, aromas, texturas e combinações. E ao contrário do que muitos pensam, a dieta vegana não se resume em comer apenas legumes e vegetais. Nesta edição do #MenuClandestina, apresentamos dez restaurantes veganos que estão realizando entregas em Porto Alegre e região metropolitana. Tem pratos para o almoço, lanches,  salgadinhos de festa e até mesmo sushi. Confira a seleção abaixo:

 

Bonobo

Coletivo antiespecista e restaurante vegano, o Bonobo busca difundir através da alimentação ideais de libertação animal e humana. Muito mais do que um restaurante comum, o Bonobo carrega o espírito de coletivo, sendo formado por 10 pessoas que dividem todas as tarefas necessárias para manter o espaço funcionando. Nesse período de pandemia, o restaurante está atendendo apenas por tele-entrega e retirada no local. Eles oferecem kits de marmitas congeladas e almoços para levar aos finais de semana. Entre todas as delícias preparadas, destacamos os pratos indianos, a moqueca de vegetais, o estrogonofe de grão de bico com cogumelos e a feijoada. Além dos pratos salgados, o coletivo também produz doces crudívoros (naturais e sem cozimento) e sem açúcar. 

Conheça mais: https://www.instagram.com/coletivobonobo/

 

Pitanga Gastronomia

Cozinha especializada na culinária vegana, o Pitanga Gastronomia é comandado por duas cozinheiras sommelières de cerveja que misturam essas duas paixões — gastronomia e cerveja artesanal. Além do atendimento em eventos, que está suspenso em função da pandemia, o Pitanga trabalha com pedidos sob encomenda. Tem refeições congeladas, como nhoque de moranga com molho branco e pizza de espinafre com cream cheese de castanhas, e produtos frescos, como geleias, patês e o famoso focaccia com tomate cereja e ervas frescas. 

Conheça mais: https://www.instagram.com/pitanga.gastronomia/

 

Sushi do Bem

Sushi sem peixe? É isso mesmo! O Sushi do Bem explora diversos sabores, aromas, texturas e combinações vegetais para produzir seus sushis, que são veganos e sem glúten. Adaptando os clássicos da culinária asiática, o restaurante possui opções de temaki e combinados. Entre os temakis, destacamos o mix de cogumelos, que inclui cream cheese de castanhas e cebolinha fresca. Nos sushis, encontramos versões vegetais dos tradicionais uramakis, hossomakis, niguiris, gunkan e futo. Pedidos somente por apps de delivery.

Conheça mais: https://www.instagram.com/sushi_do_bem/

 

Casa Vege

Há alguns anos, a Casa Vege iniciou seus trabalhos realizando apenas tele-entregas. Em 2020, as proprietárias Aline e Thais conseguiram realizar o sonho de abrir o seu primeiro espaço físico. Com a permanência da pandemia, o restaurante vegano está atendendo apenas por apps de delivery ou com retirada no local. No cardápio, encontramos diversos pratos — com destaque para a lasanha de beringela com cogumelos e para o escondidinho de aipim com carne de jaca — e opções de lanches, como xis e burguers super criativos. 

Conheça mais: https://www.instagram.com/casavege_/

 

Alho Cozinha 

Comandada pelas cozinheiras Bianca Lagasse e Amanda Noschang, a Alho Cozinha tem tele-entrega de almoços aos domingos. O cardápio inclui um prato principal, saladinha e sobremesa — tudo vegano, claro. Além dos almoços, a Alho também produz molhos sob encomenda. As especialidades são molho de tomate, pesto de manjericão e romanesco.

Conheça mais: https://www.instagram.com/alho_cozinha/ 

 

Espaço Veganista

Antes da pandemia, o Veganista mantinha um buffet vegano no horário de almoço. Agora, seguem apenas com entrega por delivery de cachorros-quentes à noite, o famoso Love Dog. Sem dúvida, é um dos melhores cachorros-quentes veganos de Porto Alegre e não perde em nada para os tradicionais. Tem opções com salsicha de soja e linguiça de soja calabresa, acompanhadas de tomate, milho, batata palha e uma maionese vegetal incrível. 

Conheça mais: https://www.instagram.com/veganistabr/

 

Picanha’s Grill Veg

O nome causa bastante estranhamento, mas antes de se tornar um restaurante vegano, o Picanha’s era uma churrascaria. Foi em junho deste ano que os proprietários Evandro Rodrigues e Zelinda Lima decidiram mudar a filosofia do restaurante e passaram a servir apenas pratos sem produtos de origem animal. Apesar da mudança ter ocorrido em 2020, o restaurante já vinha anteriormente passando por mudanças no cardápio — Zelinda é vegetariana há quase 30 anos. Atualmente, o local é conhecido por seus famosos xis calota e pelo picadão na caixa, que inclui pastéis, coxinhas, canudinhos, hambúrgueres e muitas outras delícias veganas. Além disso, também conta com ala-minutas e buffet ao meio-dia. Os pedidos podem ser feitos por tele-entrega ou retirados no restaurante. 

Conheça mais: https://www.instagram.com/picanhasgrillveg/

 

Bagatela Lanches

Como o nome sugere, os lanches do Bagatela são conhecidos pelo preços super acessíveis. O restaurante possui diversas opções de xis veganos e vegetarianos por valores baixos e com muita qualidade. No cardápio, destacamos o Xis Lira, com burguer de quinoa e batata doce, pesto e rúcula, e o Xis Direme, com burger de grão de bico, tahine e berinjela. Todos vem acompanhados de maionese vegana, milho, ervilha, alface e tomate. Além disso, o restaurante também conta com opções sem glúten e xis doces. Até o momento, o Bagatela funciona somente por tele-entrega.

Conheça mais:: https://www.instagram.com/bagatela.lanches/

 

Taberna 32

Localizado no Mercado Público, o restaurante vem se consolidando como um clássico da culinária vegana de Porto Alegre. No almoço, o Taberna oferece diversas opções de pratos. Os mais famosos e queridos pelos clientes certamente são o estrogonofe de jaca e a parmegiana vegana. Além disso, o restaurante oferece diversas opções de lanches, como hambúrgueres e pastéis. Os pedidos podem ser feitos por apps de delivery ou retirados no restaurante.

Conheça mais: https://www.instagram.com/32taberna/

 

Veggie & Tals

Salgadinhos de festa veganos? O Veggie Tals tem! No cardápio, encontramos adaptações dos clássicos das festas de aniversário: risóles de proteína, coxinha de brócolis, empadinha de palmito, pastel de moranga com palmito, mini churros e muitas outras delícias. Além dos salgados, o Veggie Tals também produz bolos. Tudo vegano e por preços super acessíveis. 

Conheça mais: https://www.instagram.com/veggietalss/

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS