07 de maio de 2020

De Woodstock a Coachella: 8 shows para ver e matar a saudade de um festival

Selecionamos as apresentações mais icônicas de festivais nacionais e internacionais para te divertir dentro de casa

Música

#1 - Woodstock
Esta playlist compila, em mais de 200 vídeos, diversos momentos do que foi o primeiro Woodstock, ocorrido de 15 a 18 de agosto de 1969, e tido como o pai dos festivais. É possível conferir cenas clássicas, como Jimi Hendrix ensandecido no palco. Como Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton interpretando 'Starway to Heaven'. E, além disso, cerca de 30 minutos do show de Richie Heaves, e muito mais atrações que fizeram deste festival o mais lembrado de todos. 
Veja os shows clicando aqui.

 

#2 - Festival de Glastonbury 2007  - Amy Whinehouse

O Festival de Glastonbury, oficialmente Glastonbury Festival of Contemporary Performing Arts, é o segundo maior festival de música a céu aberto do mundo. Conhecido principalmente por suas apresentações musicais, também possui atrações de dança, humor, teatro, circo, cabaré e outras formas de arte. Em 2005, a área do festival cobria cerca de 3,6 quilômetros quadrados e teve por volta de 385 apresentações ao vivo. E dois anos depois, em 2007, Amy Winehouse apresentou-se naquele palco em um dia chuvoso e o maior público foi de aproximadamente 135.000 pessoas. 

Confira o  soul, jazz, R&B e ska de Amy Whinehouse aqui.

#3 - Fuji Rock Festival 

O Fuji Rock Festival é o primeiro festival ao ar livre do Japão. Sua primeira edição foi realizada na estação de esqui de 'Tenjinyama', perto do Monte Fuji (por isso, o nome). Apesar da empolgação dos organizadores, músicos e público, a primeira edição do Fuji Rock foi um desastre. A programação previa um evento de dois dias, mas por pura má sorte, o primeiro dia do evento foi atingido por um tufão. A Red Hot Chili Peppers tocou dentro da tempestade, mesmo Anthony Kiedis estando com um braço quebrado. Essa cena é lendária entre os veteranos do Fuji Rock.

Não encontramos o show completo, mas é possível conferir a energia absurda emanada por Anthony Kieds e seus guris:

#4 - Primavera Sound

Primavera Sound é um festival de música realizado em Barcelona, Espanha, desde 2001. Com três dias de programação, este festival tem como objetivo divulgar as últimas tendências da música, na sua maioria independentes, particularmente do rock e pop, com a presença das bandas mais prestigiadas e DJs na cena internacional. Além de marcar o desempenho dos artistas estabelecidos, o festival oferece a possibilidade de divulgação de talentos desconhecidos do grande público.

Em seu canal no Youtube, o Primavera Sound disponibilizou 18 shows completos, de diversas edições,  incluindo o jazz-folk de Bon Iver (2017), o new wave de Cut Copy (2014) e até mesmo o som experimental dos alemães da Einstürzende Neubauten (2015). 

#5 - Rock In Rio 1985 

Os portões da Cidade do Rock, no Rio de Janeiro, abriram pela primeira vez no dia 11 de janeiro de 1985, e seguiu por 10 dias ininterruptos. A programação da primeira edição do festival teve, entre outros artistas, Scorpions, Rod Stewart, AC/DC, Ozzy Osbourne e Queen, sob o comando de Freddie Mercury. Ao total, o festival contou com a presença de 15 artistas nacionais e 16 internacionais.

Esta playlist complica 25 shows que marcaram o primeiro Rock In Rio da história. Na lista, é possível ver Queen, ACDC, Barão Vermelho, Whitesnake, Ozzy Osbourne e até George Benson.

6# - Virada Cultural - Racionais MC

A Virada Cultural é um mega evento realizado todos os anos pela prefeitura de São Paulo que leva shows gratuitos de bandas e artistas nacionais para as ruas da cidade. Uma das características do evento é o fato dele ser realizado por 24 horas seguidas, virando a madrugada. 

Um destaque levantado aqui pela Clandestina é o show dos Racionais Mc, realizado durante a Virada Cultural 2013, praça Júlio Prestes, SP.

 

#7 - Festival Bananada 

O Festival Bananada surgiu a partir da vontade de juntar novos sons e conhecer o que outros músicos andavam fazendo. É um festival anual que acontece em Goiânia, em suas atrações, o foco são os artistas locais, mas atualmente recebe diversas atrações do mundo todo.

Em 2019, a banda Boogarins se apresentou por lá. Confira o show completo aqui.

 

#8 - Coachella 

Coachella Valley Music and Arts Festival, Coachella Fest ou simplesmente Coachella, é um evento anual de música e arte com duração de três dias. O evento, criado em 1999, reúne em cada edição, na cidade de Coachella, Califórnia, mais de cem shows de artistas da cena alternativa, do rock, do hip hop e da música eletrônica, em meio ao Vale Coachella. 

Por maior que seja um festival, às vezes, acontece do evento ser de certa forma “engolido” por um artista. E por mais que o Coachella tenha lá seus quase 200 shows, diversos palcos, gente bonita, as babes, vodka, sorvete, bandas pequenas, bandas médias e artistas consagrados, a edição de 2018 já ficou marcada pela presença de Beyoncé, ao ponto do festival  ter sido chamado de 'Beychella 2018'.

A apresentação icônica de Beyoncé no Coachella pode ser conferida aqui.

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS