23 de março de 2020

07 playlists para ouvir durante a quarentena

Seguindo o 'Cultura na Quarenta', criamos uma lista de playlists para te acompanhar nesse período

Música

Texto: Sarah Lima
Curadoria: Amanda Zulke e Sarah Lima

O isolamento social que vivemos, em função da chegada do Coronavírus (COVID19) ao país, pode ser um momento de bastante ansiedade, mas ainda extremamente necessário para o bem da saúde pública. Aqui na Revista Clandestina, nosso objetivo nesse período é ajudar a nossa rede a passar por isso da maneira menos sofrida possível através da cultura. Então, vamos de música?

Com o aumento nos serviços de streaming de música, é uma ótima maneira de conhecer novos artistas, abrir os horizontes, ou até conhecer mais músicas dos teus estilos favoritos. E para quem utiliza a versão gratuita dos stremings como Spotify e Deezer, as playlists são boas dicas para aproveitar o serviço de uma forma mais personalizada. Trazemos hoje uma seleção com 7 playlists para ouvir nessa quarentena:

01 - Near PoA sounds Like, de Lígia Lasevicius Perissé

A estreante da nossa lista é uma playlist que reúne diversos cantores, bandas e demais artistas da cena musical de Porto Alegre. Nela tu vais encontrar Dona Conceição, Thiago Ramil, Gabriela Lery, Rita Zart, Bel Medula, ih, uma GRANDE variedade de músicos locais que tu precisas conferir.

Ouça aqui:
https://open.spotify.com/playlist/0h28UQhV5FRKimjRxAXrsw?si=Om_2tQq2RHmVgum9rNKxMw

 

02 -  ‘Me amar cura’ - Joelma Terto

Não tem como falar em playlist e não lembrar de Joelma Terto. A dj porto alegrense acumula mais de 70 playlists em seu perfil do Spotify, todas focadas na música popular brasileira. A escolhida para compor nossa curadoria foi ‘Me Amar Cura’, com Roberta de Sá, Luedji Luna, Rita Lee, Iara Rennó e muitas outras cantoras brasileiras poderosas.
Ouça aqui: https://open.spotify.com/playlist/4L6OGxTFibAG4HLBXzVMJa

03 - Space Memory - Marcelo Wiek

Outra dica lynda de playlist é a “Space Memory”, do publicitário Marcelo Wiek. Na época da faculdade, Marcelo a criou para um trabalho sobre espaço sideral usando técnicas de semiótica sonora. Então, o conceito é: todas as músicas remetem ao espaço sideral e estão conectadas sonoramente. Dica do Marcelo: ouça em ordem para uma melhor experiência.

Ouça aqui: https://open.spotify.com/playlist/0hhdmFA4B6xoQqbxs8y8My

04 - ‘Chill Train from Kyoto to Tsurug’, Euphoric Fedora

Essa playlist é bastante criativa. Um canal no YouTube chamado Euphoric Fedora combinou 19 músicas ao longo de 52 minutos e sobrepôs a uma gravação realizada numa viagem de trem da cidade Kyoto, antiga capital do Japão, para Tsurug, que é uma cidade japonesa localizada na província de Fukui. Uma playlist audiovisual incrível que realmente vai te ajudar a relaxar.

Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=MAxIY1bbrjM 

05 - Lampeja na Pixta, de Marília Feix

Outra indicação é a playlist ‘Lampeja na Pixta’, da jornalista e ex-apresentadora da Rádio Unisinos Marília Feix. Nela encontramos um compilado de  51 músicas para remexer o corpicho. Tem Luiza Lian, Jaloo, Duda Beat, Kassin, e mais um monte de delícias para os ouvidos.

Ouça em: https://open.spotify.com/playlist/2k9ftOjil0KP2ik0XjqZaa?si=SJk73QGVTvSmVC1SI7ZXyQ&_php=1

06 - 'Quarentena’, Marina Vaz Torres de Azevedo

Esta playlist é obra da nossa curadora mais rolezeira Marina Vaz. Nela, Marina agrupa várias músicas de artistas locais, como Musa Híbrida e Pedro Cassel.
Ouça em: https://open.spotify.com/playlist/1EzbhxUknlqCLkt2o5pO3i

07 - Disk MTV, de Bruna Schena

E pra finalizar, vamos pra farofa que a gente ama!
Essa playlist é incrível. É como voltar para o início dos anos 00’s/final dos 90’s quando a MTV era o maior canal para ver nossos clipes preferidos. A confeiteira Bruna Schena montou essa playlist com várias músicas que vão mexer com a sua nostalgia. Tem Gorillaz, Nirvana, Nelly Furtado, Destiny's Child, B2K, The Offspring. É uma mistura entre pop, rock e hiphop, várias opções para dançar no meio de casa. 

Ouça em: https://open.spotify.com/playlist/1vKaEcfpRT654aE0ExKVmH?si=X3rHAa5BTJmmjoS0o6nTcw

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS