13 de fevereiro de 2020

Instituto Ling abre novo edital para impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul

O prazo para se inscrever termina no dia 23 de março, às 14h.

Artes Cênicas

Instituto Ling está lançando mais um edital do Ponto de Teatro, projeto que visa impulsionar a produção de artes cênicas no Rio Grande do Sul, apoiando e garantindo espaço às criações do teatro local. Pelo terceiro ano consecutivo, a entidade selecionará novos espetáculos para integrar a programação do centro cultural em Porto Alegre.
 
Serão eleitos quatro espetáculos inéditos de artes cênicas, sendo que um deles, obrigatoriamente, deverá ser dedicado ao público infantil. Cada projeto receberá apoio financeiro de R$ 45 mil para a produção da peça, cenário, figurino, sonorização e iluminação, e ainda poderá contar com serviços de montagem e divulgação oferecidos pelo centro cultural. O Instituto Ling também disponibilizará datas no auditório para temporada de estreia, com oito sessões de cada trabalho.
 
Podem participar do edital pessoas jurídicas com atuação no território gaúcho, que tenham espetáculos ou projetos inéditos de teatro e dança para serem produzidos, montados e realizados entre julho e dezembro de 2020, no auditório do centro cultural. As inscrições podem ser feitas gratuitamente a partir da próxima segunda-feira, dia 17 de fevereiro, às 10h, pelo site. O prazo para se inscrever termina no dia 23 de março, às 14h. O anúncio dos projetos selecionados será feito no dia 2 de abril.
 
Além das oito sessões de cada uma das peças selecionadas, o Ponto de Teatro ainda oferecerá oficinas de crítica teatral gratuitas ministradas pelo curador do projeto, o jornalista, escritor e dramaturgo Renato Mendonça. Voltada ao público em geral, com idade mínima de 18 anos, as aulas contemplam conteúdos teóricos – a história da crítica no Brasil, diferentes formatos, mídia, tecnologia e redes sociais –  e a prática da escrita, em que os participantes assistem à peça e desenvolvem um texto crítico que será publicado posteriormente nas redes sociais do Instituto Ling. Ao todo, serão quatro oficinas – uma dedicada a cada espetáculo apresentado na programação.
 
Criado em 2018, o Ponto de Teatro já proporcionou a estreia de treze espetáculos inéditos, cujas temporadas somaram mais de 4 mil espectadores, além de treze oficinas gratuitas de crítica teatral. Foi através do projeto que montagens como 2068, do grupo Máscara EnCenaCriaturas da Literatura, da Cia Teatro Lumbra; e Sambaracotu, do Canoas Coletivo de Dança, foram viabilizadas no último ano. O projeto tem patrocínio da Crown EmbalagensFitesa America Tampas, e financiamento do Ministério da CidadaniaGoverno Federal.

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS