06 de janeiro de 2020

Cursos de verão em Porto Alegre

Capital oferece diversas opções de oficinas e práticas para movimentar o corpo ou adquirir novos conhecimentos

Cursos e oficinas

Texto: Paula Finn
Fotos: Divulgação

Verão tem um ar diferente, vocês não acham? Tem esse ar de férias, mas ao mesmo tempo muita gente fica na cidade trabalhando. Enquanto dezembro tem uma energia de finalizar projetos, listas e dar todo o esforço pra não deixar projetos inacabados, janeiro é o mês de fazer listas, pensar em vontades e traçar ideias. 

Nesse momento, parece que o tempo pra si é valorizado, afinal, o ano só começa mesmo em março. Daí que a cidade oferece diferentes tipos de curso de verão para se jogar numa experiência nova, já que praia não é uma opção em Porto Alegre…

Entre várias alternativas, destacamos algumas que podem ser interessantes para diferentes públicos. Tem curso de mês todo, tem intensivo, tem dança, música e literatura. Se tem momento bom pra começar algo novo, com certeza é em janeiro :)

Se a ideia é colocar o corpo e a mente no lugar, talvez uma boa sejam cursos de yoga ou tai chi…

Tai chi chuan com Leonardo Nondilo

Segundas e Quartas - 07h30 (7 a 29 de janeiro)

Trata-se de uma arte marcial interna, sendo um reconhecido sistema de prevenção e reabilitação da saúde do corpo e da mente, assim como um método de combate ao estresse do cotidiano. Seus movimentos são lentos e suaves, o que a torna uma arte de meditação em movimento.

Leonardo Nondilo é instrutor de Tai Chi Chuan estilo Yang Tradicional pela Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental.

MEME Estação Cultural - Lopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa - Porto Alegre
Fones 30192595 / 982570024
Email: centromeme@centromeme.com.br

 

YOGA com Jéssica Luz

Segunda a quinta em horários variados (a partir de 6 de janeiro)

O yoga é uma prática milenar que proporciona benefícios a nível físico, mental e emocional. A prática física relaxa, flexibiliza, solta e tonifica o corpo. As posturas foram desenvolvidas por yogis na Índia há mais de 15 mil anos atrás e tem como base os movimentos dos animais e da natureza.

Jéssica Luz é professora de yoga, cantora e compositora. Daimista, reikiana. Se dedica a estudar e espalhar o autoconhecimento e espiritualidade.

Fora da Asa - José do Patrocínio 642B
email: foradaasapoa@gmail.com
Tel: 997467744
 

É sempre uma boa hora pra fazer aulas de dança e teatro, e opções não faltam nessas áreas, saca só algumas delas:

 

Dança Contemporânea com Paula Finn

Terças e quintas (14 de janeiro a 16 de fevereiro)
Iniciantes - 18h30 às 19h30
Intermediário - 19h30 às 20h30

Neste curso de verão, a artista e professora Paula Finn propõe uma vivência em dança contemporânea. Paula traz uma metodologia com base na consciência corporal, contato com o chão, fluidez e apoios, saltos e equilíbrio, oscilando entre estudo técnico e jogos de improviso. A dança inserida da rotina é um convite ao respiro do corpo, a nossa principal “casa”.

Paula Finn é bailarina e professora de dança. Licenciada em Dança da UFRGS, trabalha com dança contemporânea e flamenca há mais de 15 anos. Integra o quadro de professores do Grupo Experimental de Dança, projeto da SMC.

MEME Estação Cultural - Lopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa 
Fones 30192595 / 982570024
Email: centromeme@centromeme.com.br

Teatro de Verão com Martina Fröhlich

06 a 10 de janeiro das 19h às 21h30min

Serão cinco encontros, ministrados pela artista Martina Fröhlich, para você explorar a criatividade, a desinibição, expressividade e autoconsciência

Martina Fröhlich é artista do Grupo Cerco de teatro e integra também o Bloco da Laje, além de outros projetos de teatro, música e cinema.

Espaço Cerco Cultural - Riachuelo, 579 - Centro Histórico
Fone: 993312492
E-mail: martina.frohlich@gmail.com

Balada Teatro com Kalisy Cabeda e Manoela Wunderlich

20 a 23/01 das 18h30 às 22h e 24/01 das 14h às 17h e das 18h30 às 22h 

Uma oficina intensiva de teatro para pessoas que já tenham alguma experiência em teatro, dança, música ou circo. Uma imersão que resultará na apresentação de performances em meio a uma grande matinê comandada pela DJ Luiza Funez.

Kalisy Cabeda é atriz, diretora teatral e performer. É professora habilitada pelo método DanceAbility. Atuante no Grupo Cerco desde sua fundação, ministra oficinas de teatro desde 2011 e desenvolve desde 2018 o projeto ELA: Experiência Cênica para Mulheres. Manoela Wunderlich é atriz, professora de teatro e produtora cultural. Formada pela pedagogia de Jacques Lecoq e graduada no curso de Licenciatura em Teatro-UFRGS. Ministra oficinas de teatro baseadas em técnicas de teatro físico e improvisação. Atua no Grupo Cerco desde sua fundação em 2008.

Espaço Cerco Cultural 
Riachuelo, 579 - Centro Histórico
(51) 986061757 (whats) 
Email: kalisycabeda@gmail.com
 

O Ritmo do Corpo Acrobático com Annita Brusque

18/01 (sábado), 10h às 13h e 14h30 às 17h (com intervalo para almoço)

A fim de propor um trabalho intenso, pra quem já tem vivências na área, a oficina apresenta um pouco da experiência e trajetória da bailarina, acrobata e educadora física, Annita Brusque, com a proposta de trabalhar a consciência corporal, a mobilidade, a flexibilidade, a força e o equilíbrio.

Annita é formada em educação física, envolvida com a arte desde pequena. Já era professora de ginástica rítmica e outras diversas modalidades de academia, quando resolveu focar suas atividades estritamente ao tecido acrobático.

Maria Pendurada: R. Itororó, 80 - Menino Deus
E-mail: contato.mariapendurada@gmail.com
Tel: 99929-9707

Lira do Zero com Roberta Alfaya

25/01 (sábado), horário a confirmar

Introdução à técnica para quem sempre quis e não tem coragem. A oficina pretende despertar no aluno a sensação de intimidade com o equipamento Lira, através da investigação da técnica e criativa, possibilitando que este possa trabalhar com autonomia, segurança e foco no próprio desenvolvimento.

Roberta Alfaya é atriz, aerialista e equilibrista. Especialista em Lira, Manipulação de Aros, Equilíbrio e Flexibilidade, fez residência artística no "Centro de Crição Artística e Técnicas Circenses Petchersk” em Kiev, Ucrania, no ano de 2010.

Maria Pendurada: R. Itororó, 80 - Menino Deus
E-mail: contato.mariapendurada@gmail.com
Tel: 99929-9707

Além de dança e teatro, tem várias outras atividades que nos fazem mexer o corpo e nos coloca em movimento. Já pensou em fazer aulas de luta ou se pendurar em pirâmides de bambus?

MMA - artes marciais mistas em movimento com Lucas Chando

Terças e quintas - 18h30 (7 de janeiro a 13 de fevereiro)

Serão 12 encontros de práticas no verão, em uma jornada por diferentes caminhos das artes marciais, seus movimentos e  aplicações em diferentes contextos de luta.

Local: O Ginásio - Artes Marciais (Venancio Aires, 308)
E-mail: chandolucas@gmail.com
Tel: 51993776687

Vivência Verão Integral Bambu com Joana Kirst

27 e 29 de janeiro - horário a confirmar

A oficina vai trabalhar a sensibilização do corpo na pirâmide, para conhecer a prática, passando por alongamentos, movimentações de força. Os encontros  pretendem explorar a criatividade de formas diferentes entre as pirâmides de bambu.

MEME Estação Cultural - Lopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa - Porto Alegre
tel: 51 9246-5301
e-mail: joanakirstadami@gmail.com

Se tu é mãe ou pai, e quer uma opção diferenciada para as férias dos pequenos, te liga nessa proposta:

Colônia de Férias do Pequenices

Segundas a sextas (06/01 a 20/02)

14h às 17h30

A programação acontecerá durante todas as tardes de Janeiro e Fevereiro de 2020, de segunda a sexta, sempre das 14h às 17h30, e contará com oficinas de Circo, Dança, Teatro, Desenho, Artesanato e muito mais. Quanto mais dias participar, mais descontos a criança ganha no pacote.

▫Você pode distribuir as aulas do pacote da maneira que desejar.

▫Pacotes com mais de 5 tardes tem mais desconto.

Pequenices: Idealizado pela artista e professora Fernanda Bertoncello Boff, o projeto “Pequenices” inclui diversas ações nas áreas do circo e da dança.

Estudio Amplo (Comendador Coruja, 214)

Fone:  999.559.789 

e-mail: pequenicesarteducacao@gmail.com

Sempre é tempo de batucar! A música aguça nossos sentidos, e a percussão é um convite à diversão, ainda mais pré-carnaval. E que tal aquele curso pra aprimorar o toque do violão?

Oficina As Batucas

Terças-feiras (de 07 a 28 de janeiro)

opção 1: 10:00 às 11:30
opção 2: 16h30 às 18h

A oficina é uma introdução ao mundo da batucada: com surdo, repique, caixa, tamborim, agogô, chocalho e xequerê, mulheres de todas as idades podem experimentar os instrumentos e aprender alguns ritmos brasileiros na percussão. *Não é necessário ter experiência e nem ter o seu próprio instrumento

As Batucas é uma orquestra criada por Biba Meira para fortalecer os laços entre as mulheres e dar a elas as ferramentas do empoderamento.

Rua Miguel Tostes, 849
asbatucas@gmail.com

Violão Intensivo com Mariano Telles

Quintas-feiras (De 09/01 a 27/02)

das 19h às 21h30

Curso voltado a quem já toca violão de forma básica e deseja subir de nível, com leitura musical, conhecimento harmônico e consciência técnica. Com turmas pequenas de até 5 integrantes, o curso propõe uma imersão no mundo do violão, fundindo elementos tanto do violão popular como erudito.

Mariano Telles é violonista e compositor, bacharel em música pela UFRGS, com um disco solo lançado e mais de 13 anos de experiência didática.

Estúdio Mariano Telles, Rua General Lima e Silva 529, apto 93
tel: 51996165335
e-mail: contato@marianotelles.com

E pra quem quiser se aventurar na literatura….

Introdução ao Conto com Emir Rossoni

13 a 16 de janeiro - 18h30 às 20h30

A oficina “Introdução ao Conto” busca fornecer aos participantes um panorama sobre o gênero conto. Durante os encontros, serão expostas teorias sobre a forma do conto, além de exercícios de Escrita Criativa com os primeiros passos para a produção de narrativas curtas. Entre os conteúdos trabalhados estarão a estrutura do conto, a criação de personagens, o enredo e a estrutura.

Emir Rossoni é Mestre em Escrita Criativa, autor de “Domanda Nísio” e de  “Caixa de Guardar Vontades”, livros vencedores de diversos prêmios, como o Prêmio Guarulhos de Literatura de Livro do Ano. Ministra há 4 anos a oficina literária “As duas histórias do conto” e o curso “Escrevendo sem Inspiração”.

MEME Estação Cultural - Lopo Gonçalves, 176 - Cidade Baixa 
Fones 30192595 / 982570024
Email: centromeme@centromeme.com.br

Almanaque de Férias: um laboratório poético com Pedro Cassel

15 de janeiro a 28 de fevereiro, horário a combinar

Liga-pontos, cruzadinha, caça ao tesouro. Fura-bolos, pique-esconde, mata-piolho! Nesse laboratório, as histórias e brincadeiras de infância são matéria de poesia, seja como partilha de memória ou base pra jogos de escrita. São seis encontros semanais de duas horas e meia, a partir da metade de janeiro e ao longo de fevereiro, em datas e horários a combinar entre oficineiro e participantes.

Pedro Cassel canta, compõe e escreve. É professor de música na Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades e editor de poesia na Guaipeca Edições. Coordena o Grupo de Estudos e Ações em Poesia desde 2016. Em 2017 publicou os zines de poemas “Ilhas” e “Socorros”.

APPH - Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades
Rua Vigário José Inácio, 481, Centro Histórico
email: pedroguimaraescassel@gmail.com 
telefone: 981209454

Isso tudo é só uma “fatia” de tudo que tá rolando, porque os artistas de Porto Alegre não param. Fazer alguma atividade artística é propor um respiro para o nosso corpo e mente. É abrir a cabeça e assim potencializar as nossas ações.

E isso tudo na cidade! Imagina se fosse no mato? Para quem quiser se aventurar em meio ao verde, AMÓ – Lugar de Bem Viver é um espaço cultural e reserva natural, situado entre as margens do Rio Maquiné e a Reserva Biológica da Serra Geral. A Temporada Cultural tem oficinas e apresentações culturais na exuberante natureza de Maquiné, RS. Ao total, são mais de 10 atrativos entre dança, teatro, farmácia natural, meditação e auto-conhecimento, culinária, música e um acampamento para famílias com atividades recreativas e educativas. Os eventos serão realizados ao longo de todos finais de semana de janeiro e fevereiro de 2020. 

AMÓ – Linha Cachoeira, 2100, Maquiné, RS
E-mail: amo.bemviver@gmail.com
Tel: 981538815
 

Para mais infos, confere a agenda da Clandestina na área de “Cursos e Oficinas” e bom verão com muita arte!

-----

Paula Finn é bailarina, produtora, articuladora, criadora, professora, artista inquieta e cheia de sonhos e desejos. Na Clandestina, é divulgadora e curadora de Artes Cênicas.

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS