16 de dezembro de 2019

#MenuClandestina: 12 cafeterias imperdíveis em Porto Alegre

Confira a seleção especial que a Clandestina fez pra te ajudar a escolher na hora de tomar um cafezinho

Gastronomia

Texto: Mariana Moraes e Amanda Zulke
Fotos: Divulgação

Seja para reencontrar um amigo, uma reunião de trabalho ou apreciar uma boa leitura na sua própria companhia, um café e um pão de queijo quentinho são sempre uma ótima pedida para acompanhar. Em Porto Alegre, são muitas opções, tanto para os fanáticos por cafeína quanto para aqueles que preferem um chazinho ou uma bebida gelada no ambiente aconchegante próprio de cafeterias.

Entre diversas alternativas, fica difícil escolher qual frequentar. Mas calma, a Clandestina te ajuda! Em mais um capítulo da seção #MenuClandestina, separamos 12 cafés que você precisa conhecer em Porto Alegre. Confira:

1 – Travessa Café

Instalada em um dos patrimônios históricos de Porto Alegre, a Travessa Café, como o nome indica, fica em uma das casinhas coloridas da Travessa dos Venezianos. Amantes de um bom café podem preparar seus corações: o forte do local são as experiências com os diferentes métodos, que começam na escolha do grão e terminam na degustação de cafés especiais. Entre os destaques, está o Latte Terra, criado por uma das proprietárias da Travessa, a Darqui, com café expresso, leite vegetal de cúrcuma e gengibre e um toque de melado – hmmmm, já pensou? Para quem gosta de um docinho, contam que o alfajor é de lamber os beiços! Há ainda almoços variados, que incluem moqueca e feijoada, e brunchs aos fins de semana – tudo produzido artesanalmente.

Onde: Travessa dos Venezianos, 36 - Cidade Baixa

Horário: Terça a domingo, das 13h às 20h

2 – Piperita Sabores Selecionados

No coração do Bom Fim, o Piperita é uma ótima opção para quem procura um bom café antes ou após um passeio na Redenção. Com mesinhas na rua, o ambiente é ideal para reunir os amigos para tomar um café diferenciado acompanhado de um pedaço de torta - a de banana com doce de leite é uma perdição! - ou de um pão de queijo quentinho. Além de cafeteria, o Piperita é também armazém, com uma variedade de produtos naturais, entre grãos, frutas secas, chás e temperos.

Onde: Rua General João Telles, 522 - Bom Fim

Horário: Segunda a sexta, das 12h30 às 19h30, e aos sábados, das 11h30 às 19h30

3 - Filipa Pan Y Café

Quase na esquina da Giordano Bruno com a Cabral fica o Filipa, café com mesinhas na rua e muitas delícias para comer lá mesmo ou em casa. Pães, bolos, doces, almoços, cafés e até aquele chopezinho de fim de tarde: o Filipa recebe bem adultos e crianças, que podem se divertir com lápis de cor e jogos infantis em uma mesinha na rua. Além disso, ainda realiza feirinhas de artesanato local e almoços com música ao vivo aos fins de semana.

Onde: R. Giordano Bruno, 13

Horário: Segunda a sábado, das 9h às 20h

4 - Agridoce Café

Localizado na Cidade Baixa, o café serve doces e salgados que são feitos artesanalmente no local, com destaque para as tortas. No cardápio, encontramos opções para todos os gostos e níveis de fome, incluindo sanduíches, quiches e pizzas. Entre os cafés, o Agridoce apresenta as opções mais tradicionais e também alguns especiais como mocca, irish coffee, chai latte e cafés gelados. Os móveis antigos, que decoram o local, chamam atenção - além de garantir uma boa refeição, o local também proporciona ótimas fotos.

Onde: R. Sarmento Leite, 1024 - Cidade Baixa

Horário: Terça a domingo, das 11h às 22h

5 - Senhorita Margô

Para quem é fã de doces, o Senhorita Margô é um verdadeiro paraíso. Bolos, tortas, croissants, brownies, todos são feitos artesanalmente no local. Além de lindas, as opções são deliciosas. Entre os cafés, existem os mais tradicionais e alguns autorais. Para quem gosta de equilibrar doce e salgado, o Senhorita Margô também serve pão de queijo, omelete, pizzas e outras delícias.

Onde: Rua Santa Terezinha, 306 - Farroupilha

Horário: Segunda a sexta, das 11h30 às 20h, e aos sábados das 13h às 20h

6 – Ginkgo 788

Uma mistura de café com floricultura, o Ginkgo 788 oferece uma variedade de cafés expressos e especiais em uma arquitetura lindíssima que privilegia o verde das plantas. Inicialmente instalado na Osvaldo Aranha, o café migrou para o bairro Auxiliadora, mais especificamente na Travessa Lanceiros Negros. Um dos diferenciais do local é o café da manhã, com algumas opções de combo que proporcionam uma refeição reforçada para começar o dia, mas quem prefere o almocinho tradicional também não corre perigo.

Onde: Rua Cel. Bordini, 332

Horário: Segunda, do 12h às 19h, terça, das 8h às 19h, quarta a domingo, das 10h às 19h

7 - Estômago Café Vegano

Como o nome já diz, o Estômago oferece opções de cafés, doces, salgados e almoços, tudo sem origem animal. Outro atrativo, além do sabor dos quitutes e cafés veganos, é o charme da casinha antiga, localizada na esquina da Miguel Tostes com a Castro Alves, decorada com móveis e louças vintage. Não dá pra passar batido: avista-se de longe o letreiro luminoso em formato de estômago e a escultura (que vez em quando veste-se com a bandeira LGBT), convidando para uma pausa gostosa e consciente. 

Onde: Rua Miguel Tostes 275 - Rio Branco

Horário: Segunda a sábado, das 9h às 19h30

8 – Baden Cafés Especiais

Já ouvir falar em Coffea arabica? A Baden Cafés Especiais é especializada nos grãos dessa espécie, que produz cafés de alta qualidade, com aromas e sabores muito intensos. Para acompanhar os cafés especiais, a cafeteria serve algumas opções de doces e salgados, como fatias de bolos e sanduíches. O espaço é perfeito para reuniões e confraternizações entre amigos ou para trabalhos mais introspectivos, e lá pode-se escolher o conforto do ar condicionado ou as mesas na rua com a ventilação natural. A Baden também possibilita que os clientes levem os cafés para suas casas por meio dos grãos torrados que são vendidos no local.

Onde: Av. Jerônimo de Ornelas, 431

Horário: Segunda a sexta, das 11h30 às 20h30, e aos sábados, das 14h às 20h

9 – Vive Le Café

Imagine um café pensado em cada detalhe, desde a regulagem do moinho até a temperatura da água. Assim são as bebidas no Vive Le Café. Preocupados em extrair o melhor sabor e aroma do café, o espaço é mais uma ótima pedida para os fãs de carteirinha do grão, apresentando uma grande variedade. Além dos cafés, o local serve salgados e doces de encher os olhos, como bolos, tortinhas, pizzas e sanduíches.

Onde: Praça Dr. Mauricio Cardoso, 23

Horário: Segunda, do 12h às 19h30, terça a sexta, do 12h às 20h30, e aos sábados, das 14h às 20h

10 – Café República

Um passeio pela Cidade Baixa pede um cafezinho, não é? O Café República é uma ótima pedida para quem quer tomar um café fresquinho acompanhado de um doce ou salgado. Entre as opções de comida, encontramos tortas, bolos, sanduíches, entre outros. Um dos sucessos do cardápio é Cappuccino de Nutella, clássico da cafeteria.

Onde: Rua da República, 358

Horário: Segunda a sábado, das 9h às 20h, e aos domingos, do 12h às 20h

11 - Coffeehood

Desde o tradicional café passado a frappuccinos, o Coffehood apresenta uma variedade de cafés, chás e bebidas geladas. Em um ambiente descontraído, a cafeteria é uma ótima pedida para reunir os amigos no fim da tarde. Além das bebidas, o local oferece algumas opções simples de salgados e doces, como pão de queijo, pão de cenoura, brownie e cookie.

Onde: Rua Sarmento Leite, 282

Horário: Segunda a sexta, das 8h às 19h

12 – Priscilla’s Bakery

Para um café rapidinho pós-almoço ou um brunch sem pressa no final de semana, a Priscilla’s Bakery, na Vasco da Gama, é uma ótima alternativa. Mesinhas na rua, pães de diversos tipos, croque monsieur, cupcakes, muffins e croissants, tudo isso tu encontras lá. A história da Priscilla’s começa em Nova York, quando os proprietários, uma norte-americana e um brasileiro inauguraram uma “bakery” no Greenwich Village. Em 2008, o filho deles resolveu fazer jus à história da família e trouxe a loja para Porto Alegre.

Onde: Vasco da Gama, 514

Horário: Terça a domingo, das 9h às 19h30 

Compartilhe
GALERIA DE FOTOS