16 de outubro de 2019

Projeto Cartografia dos Palcos tem lançamento no dia 19 de outubro

Plataforma online traz mapeamento de espaços de espetáculos do RS

Artes Cênicas

Cartografias do Palco chega na sua etapa final, a de apresentação dos resultados. O projeto consiste no mapeamento dos espaços de espetáculos (artes cênicas e música) existentes em 19 cidades que contemplam as nove regiões funcionais dos COREDES, além da criação de uma rede de gestores e produtores da Capital e Interior. O projeto foi contemplado pelo CONCURSO “PRÓ-CULTURA RS FAC #JUNTOSPELACULTURA_2”.

As jornalistas Michele Rolim e Silvia Abreu percorreram 19 cidades ao lado da fotógrafa Tânia Meinerz com o intuito de coletar informações e imagens sobre os espaços. Dia 19 de outubro essas informações serão disponibilizadas para o público.

No sábado (dia 19/10) o evento começa com a RODADA DE NEGÓCIOS que consiste no encontro entre gestores com produtores, grupos, companhias e artistas com intenção de gerar circulações pelos espaços do interior alavancando novas oportunidades e fortalecendo o surgimento de redes de cooperação entre artistas, produtores e gestores do Interior e da Capital. Ela irá ocorrer no Espaço RS Criativo, na Casa de Cultura Mario Quintana (Andradas, 736), das 10h às 12h.

Na sequencia ocorre o SEMINÁRIO - MODOS E REDES DE GESTÃO EM EQUIPAMENTOS CULTURAIS, dividido em dois eixos com mediação de Michele Rolim e Silvia Abreu. Na primeira mesa os convidados irão debater sobre o seguinte tema: “A gestão dos espaços culturais pode ser entendida e executada de diferentes formas, e isso começa olhando a partir do lugar ao qual está vinculada. O que cada segmento pode e deve fazer? Qual o papel de cada uma dessas gestões no fortalecimento da cultura?”. Participam da mesa: Vera Portinho Viana (Coordenadora de Cultura e Eventos da UFSM); Neidmar Alves (Diretor de Cultura de Erechim) e Evandro Soares (Secretário Municipal de Cultura de Bento Gonçalves.

O outro eixo do seminário aborda a seguinte questão: “Muitas certezas foram abaladas nos últimos anos, entre elas, a cultura como bem fundamental de um país.  Como tirar a gestão cultural de um papel reativo e devolve-la o papel propositivo? Que tipo de soluções devemos propor para não deixar a cultura esmorecer?”. Compõem a mesa: Jane Borghetti (Diretora do Teatro Municipal de Rio Grande); Aline  Zili (Produtora do Grupo UEBA e Gestora do Centro Cultural Moinho da Cascata ) e Alex Lassakoski (Diretor de Cultura da SECULT NH).

O Seminário ocorre no Teatro SESC Porto Alegre (Av. Alberto Bins, 665), das 14h às 17h. No mesmo local, ocorre o lançamento oficial da PLATAFORMA, a partir das 18h. As inscrições para todas as atividades são gratuitas e podem ser feita pelo link  https://forms.gle/RyCJxfuU9JfriESA6 .

A plataforma online de consulta oferece informações precisas sobre quais são os teatros que estão aptos a receber espetáculos e de que estrutura eles dispõem. Essa plataforma poderá ser atualizada sempre que necessário. Além de mapear e fazer uma radiografia dos espaços, a iniciativa amplia-se com as ações que irão colocar gestores e produtores em contato direto para formar uma rede de cooperação no Estado.

Busca-se com esse projeto favorecer a circulação de bens e produtos culturais para além da Capital, onde, notadamente, está centralizada esta produção. Também almeja-se a criação de indicadores que auxiliem produtores, artistas e gestores culturais no seu esforço cotidiano de produção, fomentando o processo criativo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Das 10 às 12h – RS Criativo

RODADA DE NEGÓCIOS

Das 14h às 18h – Teatro do SESC

SEMINÁRIO

Das 18h às 19h – Teatro do SESC

LANÇAMENTO DA PLATAFORMA

CIDADES CONTEMPLADAS

1.Bagé

2.Bento Gonçalves

3.Caxias do Sul

4.Cruz Alta

5.Erechim

6.Itaqui

7.Lajeado

8.Montenegro

9.Novo Hamburgo

10.Osório

11.Pelotas

12.Porto Alegre

13.Rio Grande

14.Santa Maria

15.Santana do Livramento

16.Santo Ângelo

17.São Leopoldo

18.Passo Fundo

19.Uruguaiana

 

FICHA TÉCNICA

Idealizadoras e pesquisadoras: Michele Rolim e Silvia Mara Abreu

Produção: Loíze Aurélio de Aguiar e Silvia Mara Abreu

Administração geral: Maria Cecília Guimarães

Plataforma digital: Felipe Janicsek

Fotógrafa: Tânia Meinerz

Assessoria de Imprensa: Michele Rolim

Mídias digitais: Dener Amaze/Palco Aberto Produtora 

Artista gráfico: Rafael Cony

Materiais gráficos: André Varela

Contadora: Marieri Graza Braga

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